FC Porto no Grupo D com Chelsea, At. Madrid e APOEL
O FC Porto vai ter o Chelsea, At. Madrid e APOEL como adversários no Grupo D da Liga dos Campeões, ditou o sorteio que decorreu esta quinta-feira no Mónaco, França.
O Chelsea será o oponente mais complicado para o FC Porto nesta fase de grupos. Na época 2006/07, os «blues», então orientados por José Mourinho, afastaram os dragões nos oitavos-de-final da Liga milionária. Depois do empate (1-1) na primeira «mão» em casa, o FC Porto perdeu em Londres por 2-1. Diante o conjunto de Stamford Bridge, os azuis e brancos somam duas derrotas, um empate e uma vitória, na fase de grupos da Champions em 2004/05, vencendo por 2-1 no Estádio do Dragão. O Chelsea, terceiro classificado na Liga inglesa na época passada, conta com cinco portugueses, todos antigos jogadores do FC Porto: Ricardo Carvalho, Deco, Bosingwa, Paulo Ferreira e Hilário.
Já o Atl. Madrid é um adversário que traz boas memórias aos adeptos portistas, uma vez que os dragões afastaram os «colchoneros» nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões na época passada com dois empates: 2-2, em Madrid, e 0-0, na Invicta. Porém, o FC Porto não regista qualquer vitória nos embates com a equipa madrilena, tendo perdido um jogo e empatado outros três. Além do internacional português Simão, o Atl. Madrid conta ainda com o médio brasileiro Paulo Assunção, jogador que já vestiu a camisola do FC Porto.
O APOEL é, teoricamente, o adversário mais fácil do grupo, sendo que a equipa de Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto venceram o campeonato do Chipre na época passada. No play-off de acesso à fase de grupos, o APOEL afastou o FC Copenhaga. Após a derrota (1-0) na Dinamarca, a formação de Nicosia venceu no Chipre por 3-1.
Do sorteio, há ainda a destacar o campeão europeu Barcelona, que vai jogar no Grupo F com o Inter de José Mourinho, Dínamo Kiev (Ucrânia) e Rubin Kazan (Rússia).
De resto, existem representantes português em praticamente todos os grupos: Juventus, de Tiago, no Grupo A; Manchester United, de Nani, e Wolfsburgo, de Ricardo Costa, no Grupo B; Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e Pepe, no Grupo C; Rangers, de Pedro Mendes, no Grupo G; e Standar de Liège, que tem Rolão Preto como adjunto de Laszlo Boloni, no Grupo H.
A fase de grupos da Champions arranca a 15/16 de Setembro.
Em actualização.
Grupo A
Bayern (Alemanha)
Juventus (Itália)
Bordéus (França)
Maccabi Haifa (Israel)
Grupo B
Manchester United (Inglaterra)
CSKA Moscovo (Rússia)
Besiktas (Turquia)
Wolfsburgo (Alemanha)
Grupo C
Milan (Itália)
Real Madrid (Espanha)
Marselha (França)
FC Zurique (Suíça)
Grupo D
Chelsea (Inglaterra)
FC Porto (Portugal)
Atl. Madrid (Espanha)
APOEL (Chipre)
Grupo E
Liverpool (Inglaterra)
Lyon (França)
Fiorentina (Itália)
Debrecen (Hungria)
Grupo F
Barcelona (Espanha)
Inter (Itália)
Dínamo Kiev (Ucrânia)
Rubin Kazan (Rússia)
Grupo G
Sevilha (Espanha)
Glasgow Rangers (Escócia)
Estugarda (Alemanha)
Unirea Urziceni (Roménia)
Grupo H
Arsenal (Inglaterra)
AZ Alkmaar (Holanda)
Olympiakos (Grécia)
Standard Liège (Bélgica)
Fonte: abola