Vitória dos democratas no Japão



Os apoiantes do Partido Democrático japonês, oposição, de Yukio Hatoyama, começaram hoje, domingo, a comemorar com aplausos e gritos de "banzai" (“longa vida”) a sua vitória nas eleições gerais no Japão, já que as sondagens à boca das urnas lhes dão maioria absoluta.


Com a tradicional saudação de agradecimento usada no Japão e de mãos ao alto, os candidatos do principal partido da oposição ouviram os primeiros resultados favoráveis das sondagens, dados pelos meios de comunicação.


A comunicação social japonesa anunciou hoje, domingo, a derrota do Partido Liberal Democrata (PLD), de Taro Aso, há mais de 50 anos no poder, e por números expressivos. As sondagens à boca das urnas indicam que o Partido Democrático (PD) conquista 300 deputados na Câmara Baixa do parlamento, muito acima dos 241 necessários para a maioria absoluta.


Cerca de 104 milhões de eleitores japoneses foram este domingo chamados às urnas para votar numa eleição considerada histórica caso se confirme a derrota dos conservadores, na liderança da segunda maior economia do mundo há mais de meio século.


O PDL está no poder desde 1955, com excepção de um breve período de dez meses na década de 90.


De um total de 480 deputados, 300 são eleitos com base num escrutínio uninominal em 300 círculos locais e os restantes 180 assentos da Câmara de deputados são atribuídos tendo em conta a proporcionalidade das 11 maiores zonas regionais do país.


A Câmara de representantes é responsável pela designação do primeiro-ministro.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
DISCUSSION