"Rentrées" políticas começam mais cedo
A política vai aquecer o último fim-de-semana de Agosto, com os partidos a dividirem-se entre “rentrées” e apresentações de programas eleitorais.
No último fim-de-semana de Agosto realizam-se a “rentrée” do PS, um acampamento de jovens que culmina com um discurso de José Sócrates, o encerramento pela líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, da Universidade de Verão do partido, e a apresentação do programa eleitoral do CDS/PP.
Fora deste calendário fica a “rentrée” do CDS-PP, que acontecerá já no próximo sábado, e a “Festa do Avante!”, que marca o arranque político da CDU no primeiro fim-de-semana de Setembro. No PS o arranque da pré-campanha fica a cargo da Juventude Socialista, que, entre 27 e 30 de Agosto, organiza um acampamento para jovens na praia de Santa Cruz. O ponto alto da iniciativa acontece no sábado, com o discurso do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates.
Com o programa eleitoral já apresentado em Julho, o PS marcou para 6 de Setembro outro momento importante: uma Convenção Nacional, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que reunirá cerca de mil pessoas e que marcará o arranque da campanha eleitoral para as legislativas, também com a presença de José Sócrates. Já o PSD volta a apostar na tradicional Universidade de Verão, entre 24 e 30 de Agosto, em Castelo de Vide, que junta oradores como Marques Mendes, Pedro Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa, e encerra com o discurso da líder Manuela Ferreira Leite.
Este evento, que costuma ser o momento da “rentrée” social-democrata, tem este ano um concorrente: a apresentação do programa de Governo do PSD, a 27 de Setembro, que decorrerá fora da Universidade de Verão, ainda sem local definido. Também o Bloco de Esquerda escolheu o último fim-de-semana de Agosto para fazer a sua “rentrée” política, repetindo os moldes do ano passado com a iniciativa “Socialismo 2009 - Debates para a Alternativa”, entre 28 e 30 de Agosto, em Almada. O debate irá centrar-se na discussão das prioridades do programa de Governo do BE, apresentado em Julho, e encerrará com uma intervenção do líder Francisco Louçã.
O CDS/PP começa mais cedo, a 22 de Agosto, em Aveiro. Durante a tarde haverá uma reunião com candidatos às autárquicas e legislativas e, à noite, um comício na Praça do Peixe, com Paulo Portas. No entanto, a apresentação do programa eleitoral dos populares está marcada para uma semana mais tarde, a 30 de Agosto: o apoio às PME, a Segurança e a Justiça estão entre as prioridades dos democratas-cristãos.
Será o PCP o partido a fazer mais tarde a sua “rentrée” formal, com a 33.ª “Festa do Avante!”, a decorrer a 4, 5 e 6 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. A Grande Gala de Ópera, os portugueses Clã, Maria João e Mário Laginha e os espanhóis Ska P são algumas das principais atracções do programa cultural da edição deste ano da “Festa do Avante”, que terá na abertura e no encerramento os discursos políticos do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. O partido apresentou o seu programa eleitoral na semana passada.
Em vésperas de legislativas, as “rentrées” servem não tanto para marcar o regresso dos líderes partidários à estrada, já nenhum partido fez férias da política, mas sobretudo para dar o sinal de arranque às campanhas eleitorais com vista às eleições de 27 de Setembro e às autárquicas de 11 de Outubro.
Fonte: Público