Up - Crítica por Marta Ribas
Elogiado pela crítica ( é constatar as 5 estrelas atribuídas pelos nossos críticos mais severos..) e entusiasticamente aclamado em Cannes, UP encanta quem o visiona.
Da gargalhada às lágrimas, do espanto ao enternecimento profundo que permanece em nós. Tudo se experimenta em pouco mais de 90m, em 3D, numa sala perto de mim e de si (caro amigo/a), também.
O filme é profundo e faz pensar, interpela-nos muito para além do desenho animado que, à primeira vista parece ser. Sim parece, porque UP - Altamente (o título aportuguesado apenas pretende ser apelativo) sendo um espectáculo apto para todas as idades, é um filme adulto, inspirado e com uma mensagem madura e de renovação espiritual. De esperança em toda a linha.
A ideia fantástica de um idoso, o Sr.Carl Fredricksen, que "levanta" no ar, por meio de balões, a sua velha casa e redefine com esse iniciativa todo o nosso (e seu) conceito de aventura, procurando cumprir o sonho de uma vida, emociona-nos até às lágrimas. Ao rumar a sul com um hospede indesejado, mas que o desafia em toda a linha, tanta honrar o seu sonho e o da sua falecida mulher, com quem sempre sonhara uma viagem de aventura e exploração ao estilo dos anos 50, à "Cascata do Paraíso" algures na América do Sul...
O filme tem de tudo, do acompanhamento das cenas em suaves melodias ao piano, às cores e efeitos digitais, à originalidade do tema, tudo concorre para uma elegância narrativa como há algum tempo não se via em desenhos animados - considero que o medo de construir um filme menos "comercial" e apelativo, impede os produtores, inúmeras vezes, de aprofundar certos valores e sentimentos.
Este filme contraria toda esta lógica e vence! Os estúdios da PIXAR e os realizadores do filme, não tiveram medo de ser "sensíveis" até onde consideraram ajustado à narrativa em causa. Contornaram, com inteligência e mestria, o lado mais apelativo que costuma infestar todas as fitas feitas em série e conseguem levar-nos à reflexão sem perder o entusiasmo pelo espírito aventureiro que também exploram.
Contrariando o espírito comercial mais óbvio, o riso ou o choro fácil, este filme mostra, explica e dá tempo para se saborear cada momento.
Aconselho aos amigos que tirem um tempo para desfrutar desta experiência enriquecedora e deste luxo visual.
E, notem bem, sem atrasos, que os primeiros 10m são de antologia...