Whitney Houston lança amanhã um novo álbum



O novo álbum de Whitney Houston, intitulado "I look to you", chega amanhã às lojas portuguesas. Seis anos após o último disco, a diva do gospel relança a carreira, depois de ter ultrapassado a dependência de cocaína e outras drogas.


A cantora norte-americana, que já vendeu mais de 170 milhões de discos e singles em todo o mundo e ficou, nos últimos anos, conhecida pela dependência de estupefacientes, aposta tudo no novo cd. O primeiro single do trabalho chama-se "Million dollar bill" e foi produzido por Alicia Keys. Dionne Warwick, Swizz Beatz, R. Kelly e Akon foram alguns dos artistas com quem trabalhou para este álbum, tendo, inclusivé, gravado um dueto com este último.


Oriunda de uma família com aptidões musicais, Whitney foi descoberta em 1983, por Clive Davis, quando actuava num clube nocturno de Nova Iorque. Dois anos depois, o seu primeiro álbum, "Whitney Houston", vendeu cerca de 12 milhões de cópias em todo o mundo e foi considerado o melhor disco de estreia de sempre.


Em 1987, o seu segundo trabalho, "Whitney", voltou a ser um êxito, alcançando nove platinas nos Estados Unidos (EUA). Com este disco, a cantora foi a primeira mulher a chegar ao primeiro lugar do top americano. Conseguiu ainda colocar sete singles consecutivos no primeiro posto da tabela dos mais vendidos, batendo um recorde que era pertença dos The Beatles e dos Bee Gees.


"I'm your baby tonight", o seu terceiro álbum, saiu em 1990, vendendo oito milhões de cópias em todo o mundo. A partir deste momento os seus vídeoclips começaram a dominar a MTV.


A cantora, estreou-se, em 1992, no cinema, com o filme "The Bodyguard" (O guarda-costas), em que contracenou com Kevin Costner. A seu cargo ficou a banda sonora , que acabou por bater todos os recordes, tendo-se tornado a mais vendida de sempre - 42 milhões de cópias - e vencedora de um Grammy. De entre todos os temas do disco, destacou-se a sua versão de "I will always love you", o single mais vendido de toda a História, vencedor de 17 platinas só nos EUA. No mesmo ano, Whitney casou-se com o cantor Bobby Brown.


Nos anos seguintes, a artista entrou em mais alguns filmes, tendo regressado à música em 1998. Neste ano, gravou "When you believe" com Mariah Carey que, meses mais tarde, integrou o álbum "My love is your love". O dueto com Mariah Carey valeu-lhe o Oscar de melhor canção original. Este álbum vendeu 12 milhões de cópias, das quais cinco milhões nos EUA.


O seu sexto disco, "Just Whitney", foi lançado em 2002, numa altura em que a cantora atravessava alguns problemas pessoais, tendo assumido publicamente o consumo de drogas. O primeiro single deste trabalho, "Whatchulookinat", foi um fracasso, o que era uma novidade na sua carreira. Ainda nesse período conturbado, Whitney editou um álbum de clássicos natalícios, "One wish: the holiday album".


Em 2004, a cantora foi internada pela primeira vez numa clínica de reabilitação, durante cinco dias, situação que se voltou a repetir no ano seguinte, desta vez por dois meses. O divórcio de Bobby Brown chegou em Setembro de 2006, depois de vários escândalos e polémicas.


Aos 46 anos, a diva aposta tudo num álbum que demorou três anos a ser produzido. As canções que o compõem foram disponibilizadas na íntegra pela cantora na sua página na Internet.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION