Chelsea só pode voltar a recrutar jogadores em 2011


Em causa está a transferência de Gael Kakuta do Lens para o clube londrino em 2007.

Segundo comunicado da FIFA, o Chelsea está impedido de inscrever novos jogadores nos próximos dois períodos estipulados pelos regulamentos da Premier League. "Nacionais ou estrangeiros", sublinha a FIFA.

O castigo remete para um caso de 2007. Kakuta, 18 anos, trocou o Lens pelo Chelsea, atitude que motivou uma queixa do clube francês. Dois anos depois, a FIFA deu razão ao Lens, dizendo que Kakuta quebrara o seu contrato e que o Chelsea o induzira nessa mudança. "Em resultado disso, o jogador foi condenado a pagar 780 mil euros", pode ler-se no comunicado, que refere o artigo 17 do regulamento de transferência de jogadores.

O jogador não poderá participar em competições oficiais durante quatro meses enquanto o Chelsea, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, fica impedido de inscrever jogadores até Janeiro de 2011 (mais uma multa de 130 mil euros).

Uma decisão “esperada”, comentou Gervais Martel, presidente do Lens. Na sua opinião, Kakuta foi “roubado”. “O Chelsea teve um comportamento inaceitável ao contactar o jogador com menos de 16 anos e que trabalhava nos nossos escalões de formação desde os seus oito anos e meio”.
Para Martel, a sanção “não é importante na perspectiva financeira”, mas sim no que diz respeito à “protecção da formação” dos clubes, um dos cavalos de batalha de Michel Platini, presidente da UEFA.


Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION