Festival Queer Lisboa começa amanhã


A 13ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa começa sexta-feira no Cinema São Jorge, com uma programação de 95 filmes. A antestreia nacional da longa-metragem de João Pedro Rodrigues, "Morrer como um homem", abre a mostra, às 21h00.

Até 26 de Setembro, o festival irá também apresentar o novo Espaço da Memória, iniciativa que visa celebrar sete efemérides da cultura queer através de concertos, leituras de poesia, sessões de cinema e conversas com várias personalidades.

A programação paralela inclui também a secção Queer Art, com uma exposição de artes plásticas, com obras dos artistas Ana-Perez Quiroga, André Alves, Ângelo Ferreira de Sousa, Carla Cruz, Carla Filipe, João Leonardo e Luísa Cunha, e ainda o Colectivo Calhau.

Na antestreia nacional do novo filme de João Pedro Rodrigues estarão presentes o realizador, o elenco e a equipa técnica, bem como membros do júri do festival, como o escritor Richard Zimler, a actriz e encenadora Isabel Medina, o crítico de cinema Boyd van Hoeij, a programadora Florence Fradelizi e o cineasta Oded Lotan.

"Morrer como um homem" teve estreia mundial no Festival de Cannes, tem estreia americana no Festival de Toronto e poderá ser visto nas salas portuguesas a partir de 15 de Outubro.

À semelhança dos anos anteriores, o Queer Lisboa 13 terá três secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (10 filmes a concurso), Documentário (10 filmes) e Curta-Metragem (26 filmes), com valores pecuniários de mil euros para os dois primeiros e 500 euros para o terceiro.

No filmes, a organização destaca "Ander" (Espanha, 2009), de Roberto Castón, o primeiro filme gay produzido no país basco, "O Signo da Cidade" (2007, Brasil), de Carlos Ricelli, com a participação da actriz Bruna Lombardi, e "Were the World Mine" (EUA 2008), de Tom Gustafson, que será exibido na noite de encerramento do festival.

O festival conta com o apoio, entre outros, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara de Lisboa e da EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION