Festróia comemora 25 anos a apertar o cinto
«Tivemos de fazer uma ginástica incrível para manter a qualidade do festival e não podemos desanimar», disse hoje a directora do festival, Fernanda Silva, em declarações à agência Lusa.
Este ano o orçamento do Festróia é de 447.500 euros, menos 66.500 euros que a edição de 2008, decorrente de cortes orçamentais da autarquia, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto do Cinema e Audiovisual.
A 25ª edição do Festróia decorre de 4 a 13 de Setembro numa tenda gigante junto ao Convento de Jesus, em Setúbal, devido ao atraso das obras de remodelação do Fórum Municipal Luísa Todi.
Na secção oficial foram seleccionados 13 filmes, oriundos de países como Finlândia, Eslováquia, Áustria, Indonésia e República Checa, o país convidado desta edição.
O Festróia abrirá com a comédia checa Vaclav, de Jiri Vejdelek, e exibirá, em antestreia, os filmes The Burning Plain, de Guillermo Arriaga e com Joaquim de Almeida e Charlize Theron, e Last Hour, de Pascale Caubet.
Este ano o Golfinho de Ouro de carreira será atribuído ao actor norte-americano Michael Madsen, protagonista de vários papéis de vilão e participante em filmes como Cães Danados, Donnie Brasco, Kill Bill, Sin City e Guerra dos Mundos.
Fonte: Sol/ Lusa