Fotografia ganha novos espaços de divulgação
A ALT - Associação de Criadores de Fotografia inaugura hoje dois espaços, no Porto e em Lisboa, às 18. 30 horas e às 17.30, respectivamente, para "mostrar o bom espólio dos associados, na maioria fotógrafos amadores", disse Sandra Pereira, da ALT.
No Porto, foi adoptado um espaço na Rua de Santa Catarina, no Edifício Imerge, que estará aberto das 10 às 19 horas, "graças à disponibilidade de um dos associados, que mora ali perto".
Em Lisboa, a galeria funcionará na Lx Factory - Edifício I, piso 3 - Sala 3.4, espaço que Sandra Pereira qualificou como "uma simbiose", na medida em que é também o da sua empresa de arquitectura e design. "Estamos lá a trabalhar e as pessoas podem ir ver a exposição tranquilamente, das 15 às 20 horas", disse.
A ALT começou na Internet, através de um blogue - http://blog.fotoalternativa.net - e, também, do sítio www.fotoalternativa.net, "onde a foto de qualidade é denominador comum".
"No nosso sítio na Internet, não coloca fotografia quem quer, há um critério de exigência que é preciso cumprir, e é interessante vermos a nossa própria evolução. Queremos fazer a diferença", disse Sandra Pereira. "Procuramos que a fotografia seja cada vez melhor e há associados nossos que já se tornaram profissionais e ganharam prémios", realçou.
Para Sandra Pereira, a abertura das duas galerias representa "sair da Internet e assumir o desafio de mostrar às pessoas". Os locais escolhidos, tanto no Porto como em Lisboa, "são espaços de criatividade e de grande movimento".
Até aqui, os fotógrafos da ALT expunham em espaços "ad hoc", como é o caso da exposição patente no átrio da Biblioteca do Palácio de Cristal, no Porto, intitulada "Ninguém".
A galeria de Lisboa abre com a exposição colectiva "In your face", a do Porto intitula-se "De perfil".
A associação conta com "67 sócios activos, dispersos por todo o país, incluindo as regiões autónomas, e alguns até no estrangeiro, designadamente na Dinamarca e na Polónia".
A associação "autofinancia-se, mas estamos a trabalhar para encontrar apoios através de entidades públicas ou mecenas, pois a abertura das galerias representa um grande passo".
O espaço portuense surgiu "da vontade dos associados do Norte e Centro terem um ponto mais perto para se reunir". O espaço em Lisboa, ALT-Fabrik, "constituirá a sede da associação e ponto de encontro dos associados para troca de ideias".
Fonte: JN