Obama pede reinício das negociações de paz


Israelitas e palestinianos devem relançar o quanto antes as negociações de paz, defendeu hoje o Presidente norte-americano. Barack Obama falava no início de uma reunião com o primeiro-ministro de Israel e o presidente da Autoridade Palestiniana, a primeira a três desde o início do seu mandato.


As negociações “devem começar e devem começar rapidamente”, declarou Obama, sublinhando que o sucesso nas conversações de paz dependerá em muito do “sentido de urgência” que os envolvidos derem ao assunto.


Na curta declaração que acompanhou o aguardado cumprimento entre Benjamin Netanyahu e Mahmoud Abbas, Obama acrescentou que o seu enviado para o Médio Oriente, George Mitchell, voltará a encontrar-se na próxima semana com as duas partes. Depois disso, em meados de Outubro, a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, irá comunicar-lhe em que estado se encontram as discussões preliminares.


Durante semanas chegou a pensar-se que o encontro iria marcar o reinício das negociações de paz – suspensas desde o final do ano passado – mas as expectativas foram limitadas depois de Mitchell ter abandonado a região, na sexta-feira, sem conseguir convencer Israel a congelar a colonização, compromisso sem o qual os palestinianos não aceitam retomar as negociações.


Obama, que se comprometeu pessoalmente no processo, garantiu ainda que desde o início da sua presidência, em Janeiro, “foram feitos progressos”, mas “há ainda muito por fazer”.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION