Portugal continua a sonhar


Portugal continua a sonhar com o apuramento para o Mundial 2010, graças à vitória na Hungria e ao empate da Dinamarca na Albânia. Agora, os dinamarqueses são quase obrigados a pontuar com a Suécia. E isso é bom para nós.


A vitória da selecção portuguesa diante da congénere húngara e o empate da Dinamarca no terreno da Albânia constituem uma perspectiva optimista para a equipa das quinas conseguir o segundo lugar do Grupo 1 de apuramento para o Mundial 2010. Mesmo assim, convém sublinhar, é preciso fazer contas, ter muita fé e esperar por cenários e conjugações extremamente favoráveis.


Desde logo, é necessário que Dinamarca ganhe à Suécia, a 10 de Outubro, um resultado que colocaria Portugal apenas a depender de si para garantir a vice-liderança. Para isso, teria de ganhar à Hungria e fazer o mesmo resultado dos suecos na última jornada, quando os lusos recebem Malta, enquanto os nórdicos jogam, em casa, com a Albânia. Sendo assim, a Dinamarca terminaria em primeiro, Portugal em segundo e a Suécia no terceiro posto.


No campo das possibilidades, o cenário da selecção portuguesa terminar o grupo no segundo lugar é bem mais verosímil de acontecer do que garantir a liderança isolada, apesar de tal objectivo ainda ser matematicamente possível. Para que tal aconteça, o conjunto orientado por Carlos Queiroz teria de ganhar à Hungria e a Malta, os dois últimos jogos da fase de qualificação, enquanto a Suécia teria de vencer a Dinamarca no próximo confronto. Mesmo assim, os dois rivais nórdicos teriam de perder os últimos desafios, quando ambos jogam em casa e diante de adversários teoricamente mais acessíveis. A Dinamarca recebe a Hungria e a Suécia a Albânia.


Outra possibilidade, mas também difícil, seria Portugal, Suécia e Dinamarca terminarem todos com o mesmo número de pontos, sendo que a diferença total de golos seria a chave para estabelecer o posicionamento final das três selecções. Neste critério particular, a selecção nacional está, neste momento, em desvantagem em relação aos dois concorrentes directos. Para que todos terminassem empatados, a equipas das quinas teria de ganhar os dois últimos jogos, enquanto a Suécia teria de vencer a Dinamarca. Depois, na última jornada, as duas selecções nórdicas deveriam empatar os respectivos encontros.


Os oito melhores segundos classificados garantem o play-off de acesso ao Mundial 2010, enquanto os líderes de cada grupo têm o apuramento directo garantido.



Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION