Prata para Portugal nos Mundiais de ciclismo
O português Nelson Oliveira conquistou hoje a medalha de prata no contra-relógio de sub-23 dos Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada, que se disputam em Mendrisio, na Suíça.
Natural da Anadia, o ciclista de 20 anos, bicampeão nacional de contra-relógio da categoria, completou os 33,2 quilómetros do percurso em 41.03 minutos, gastando mais 19 segundos do que o australiano Jack Bobridge (40.44), o novo campeão do Mundo. O alemão Patrick Gretsch, com mais 28 segundos, completou o pódio.
"Esta medalha quer dizer que a formação, a selecção e os responsáveis da FPC estão a desenvolver a modalidade e que temos jovens com grande valor. O Nelson (Oliveira) é um grande corredor, eu tinha grandes esperanças nele para o contra-relógio e para a prova de fundo, que ele também vai fazer e bem, apesar de não ser bem ao seu jeito", disse hoje à Agência Lusa Artur Lopes.
O corredor da formação CC Lugo, natural de Anadia, de 20 anos, bicampeão nacional de contra-relógio da categoria, completou os 33,2 quilómetros do percurso em 41.03 minutos, gastando mais 19 segundos do que o australiano Jack Bobridge (40.44), o novo campeão do Mundo. O alemão Patrick Gretsch, com mais 28 segundos, completou o pódio.
"O Nelson ainda tem mais anos nesta categoria, estou certo que para o ano estará na luta outra vez e ainda melhor", afirmou o dirigente, garantindo que, "apesar das contrariedades, nunca deixou de ter futuro".
Para Artur Lopes, "Portugal tem de começar a olhar para as equipas destes jovens, para que possam encarar a participação nos Mundiais como prioritária, com uma preparação adequada para estas provas".
O presidente da FPC mostrou-se também optimista na participação de Rui Costa (Caisse D'Epargne), André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio), na prova de fundo em Elites, domingo, juntamente com Sérgio Paulinho (Astana), que também alinhará no "crono" de Elites, com Tiago Machado (Madeinox-Boavista), quinta-feira.
"Temos bons corredores para as provas masculinas e uma representante no sector feminino, estou confiante, mas vamos aguardar", concluiu.
Nelson Oliveira, que alcançou o quinto lugar no "crono" na última Volta a França do Futuro, conquistou os títulos nacionais na especialidades em cadetes (2004 e 2005) e juniores (2006), antes de vencer por duas vezes em sub-23 (2007 e 2008).
Fonte: JN