Sétima arte viaja no Douro
"Julie & Julia", com Meryl Streep, abre hoje, quarta-feira, às 21.30 horas, no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo, o Douro Film Harvest, que decorre até domingo em quatro cidades transmontanas. Milos Forman e Andie MacDowell são convidados.
Os organizadores do primeiro Douro Film Harvest apostam alto, com os convites endereçados a um dos maiores realizadores do Mundo, a uma grande actriz internacional e a Kyle Eastwood - filho do mítico Clint Eastwood -, compositor e actor para alguns filmes do pai e que estará pela primeira vez entre nós com a sua banda de jazz, para um concerto que terá lugar no próximo sábado (ler entrevista na página seguinte).
O Douro Film Harvest, que vai ter sessões no Teatro de Vila Real, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego; no Cine-Teatro de Torre de Moncorvo e no Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, é organizado pelo Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro e tem como co-fundador Moritz de Hadeln, organizador de festivais como os de Berlim e de Veneza. Salvato Telles de Menezes é o director de programação.
Num dos cenários naturais mais belos de Portugal, a região do Douro, considerado Património da Humanidade pela UNESCO e uma das 77 Maravilhas da Natureza do Mundo, reúne-se uma colheita dos melhores filmes independentes e românticos produzidos na última temporada, sendo que o Prémio Vintage será escolhido pelo público.
De entre as obras a concurso, destacam-se "Darbareye Elly", do Irão, realizado por Asghar Farhadi; "Parque Via", do espanhol Enrique Rivero; "Alicia en el país", do chileno Esteban Larraín, ou "L'aube du Monde", um filme do Iraque, realizado por Abbas Fahdel.
Sendo que o vinho do Porto se encontra no centro cultural e económico da região duriense, não podia faltar uma secção de Wine Films, marcando a simbiose entre a indústria do cinema e o património vinícola mundial. Os filmes escolhidos para esta mostra foram "Corked", de Ross Clenenden e Paul Hawley, e "Bottle shork", de Randall Miller.
Segundo as palavras da organização, o grande objectivo da mostra e do festival em geral é "atrair os holofotes da indústria cinematográfica para o potencial desta região como quadro de filmagens e mote para produções".
De entre as sessões especiais do festival, e além do concerto de Kyle Eastwood, haverá uma projecção especial de "Fados", de Carlos Saura, e uma exibição, acompanhada por orquestra, de "Amadeus", de Milos Forman, a decorrer no dia de encerramento do Douro Film Harvest, que entregará ao cineasta checo, radicado nos Estados Unidos, o galardão Casta Douro Carreira.
Fonte: JN