3ºDIA - Festa das Latas '09, Coimbra


Festa das Latas 2009 - Coimbra


--- 3º Dia ---

Texto: Mariana Ribas
Fotografia: Joana Vieira


No 3º dia de latada foi possível ver 2 cenários totalmente distintos, uma tenda principal com muito pouco público a ouvir Sean Riley & The Slowriders, e uma tenda totalmente lotada a vibrar com James Morrisson,. Razões para isso? São simples, enquanto James Morrison é um ídolo mundial e começou a tocar quando já havia muito público no recinto, os portugueses Sean Riley, apesar da grande qualidade musical e artística apresentada, tiveram a infelicidade de começar a tocar antes da hora prevista, pois quando o relógio marcava 23h já Sean Riley e companhia tocavam no palco principal. Não foi de estranhar portanto que o público escasseasse.


Falando agora mais concretamente de cada concerto, podemos afirmar que apesar do pouco público Sean Riley & The Slowriders proporcionaram momentos de boa música que foi entretendo um público que mais parecia estar ali à espera da entrada de James Morrison em palco, do que para ouvir esta banda de Coimbra.

Os próprios artistas revelaram em conferência de imprensa posterior ao concerto, que sabiam da possibilidade de vir a encontrar um ambiente daqueles, mas que estavam ali para mostrar a sua música e dar aos presentes uma boa hora de entretenimento.

A verdade é que o fizeram com bastante energia e acabaram por contagiar o pouco público presente, e por isso Sean Riley & The Slowriders mostraram que mesmo com condições adversas é possível fazer bons concertos. Estão de parabéns, e esperamos que continuem a contribuir positivamente para o panorama musical em Portugal.



Com efeito, a grande atracção da noite era sem dúvida James Morrison. Assim, não foi de espantar que a tenda principal estivesse lotadíssima quando este entrou em palco. Eram muitos os fãs que acorreram ao concerto e vibraram ao som deste britânico.

Podemos dizer que foi um concerto sem grandes surpresas, James tocou e encantou com temas como "You Give Me Something", "Broken Strings" e "Wonderful World", que arrancaram do público aplausos e gritos ruidosos! Percebeu-se que está habituado a este assédio do público, principalmente o feminino, e portanto foi espalhando sorrisos e acenos durante o concerto que ia enlouquecendo as fãs.

De salientar ainda que james, já no encore do concerto, prestou um tribulo a Michael Jackson cantando “Man In The Mirror”. Uma boa surpresa por parte do britânico.


É importante ainda referir um episódio curioso que se passou a seguir ao concerto. Estava previsto que James Morrison desse uma conferência de imprensa no final da actuação, mas tal não aconteceu pois este ficou afónico.

Apesar de nós, e restantes colegas de imprensa já estarmos prontos para “bombardear” James com perguntas em frente ao seu camarim, foi nos oferecido um espectáculo secundário, pois podemos presenciar algumas dezenas de fãs que, depois do concerto terminar, foram para um espaço minúsculo do gradeamento onde é possível ver o camarim dos artistas gritar por James Morrison para que este viesse dar-lhes uns autógrafos!

O próprio não se fez rogado e sempre sorridente dirigiu-se a elas levando as mesmas a momentos de grande euforia. Mostrou que apesar da fama que já conseguiu atingir, é capaz de dar pequenos mimos às suas fãs. Atitudes destas são sempre boas de se presenciar.



Terminado JamesMmorrison foi a vez da Estudantina entrar em palco e tocar, surpreendentemente, para uma grande quantidade de público! Estiveram à altura do que se esperava, boa disposição e muito espírito académico! Cantaram para o público, e o público cantou com eles temas como “Dedicado” e “Traçadinho”. Dignificaram a academia e a sua tradição e por isso não admira que estejam sempre presentes nestes eventos da AAC. Que continuem com o bom trabalho que a comunidade universitária agradece.

E assim foi o 3º dia da festa das latas, muito público, muita cerveja e música para todos os gostos! Agora resta esperar por mais uma noite, que amanhã terá como cabeça de cartaz Diego Miranda! Cá estaremos para vos contar como foi! Não percam!




--- Sean Riley & The Slowriders ---



--- James Morrison ---


POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION