Coimbra: gripe A alastra-se no hospital
Este novo caso diz respeito a uma doente, mas, segundo a directora clínica do hospital, nas últimas 48 horas não surgiram novos casos suspeitos.
Deolinda Portelinha adiantou que a actividade assistencial do hospital não se encontra afectada, à excepção do referido serviço, que não faz cirurgias, nem novos internamentos.
Segundo a médica, se não surgirem novos casos até meados da próxima semana, o Serviço de Cirurgia Mulheres em poderá retomar a actividade normal, tendo em conta que o período de incubação da doença varia entre dois e oito dias.
O primeiro caso de gripe A no Centro Hospitalar de Coimbra foi detectado no passado sábado naquele serviço, numa paciente, e desde então foram afectados com o vírus H1N1 cinco enfermeiras e uma assistente operacional e mais uma doente, agora revelada.
Um outro caso referido na imprensa, mas não relacionado com os outros, diz respeito a uma médica do Serviço de Cardiologia, que se encontrava em estágio num outro hospital e os sintomas revelaram-se no regresso de férias, adiantou Deolinda Portelinha.
A directora clínica referiu que as seis profissionais de saúde infectadas com o vírus H1N1 encontram-se em casa, «estão bem e a fazer a terapêutica adequada».
Uma das doentes, com 60 anos, foi colocada em isolamento no Serviço de Infecciosas. A segunda paciente, de 46 anos, foi colocada num quarto em isolamento.
Fonte: IOL