Cristiano Ronaldo nomeado para Melhor Jogador FIFA
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo é um dos 23 nomeados para o título de Melhor Jogador FIFA, galardão que conquistou em 2008, numa lista dominada por jogadores do FC Barcelona, com Lionel Messi à cabeça.
A Espanha é o país com mais jogadores nomeados (seis), seguido de Inglaterra, com quatro, e do Brasil, que tem três futebolistas na lista, entre os quais Kaká, vencedor em 2007.
O vencedor será eleito pelos seleccionadores, impedidos de votar em jogadores que treinem, e “capitães”, que não podem escolher companheiros das equipas nacionais.
No início de Dezembro, a FIFA divulgará os nomes dos cinco jogadores e das cinco jogadoras mais votados, mas só anunciará os vencedores a 21 de Dezembro, em Zurique, na 19.ª Gala do organismo.
As listas hoje divulgadas foram elaboradas por elementos das Comissões de futebol, masculino e feminino, da FIFA.
Lista de nomeados masculinos
Espanha(6) Iker Casillas (Real Madrid/Esp), Andrés Iniesta (FC Barcelona/Esp), Carles Puyol (FC Barcelona/Esp), Fernando Torres (Liverpool/Ing), David Villa (Valência/Esp), Xavi (FC Barcelona/Esp).
Inglaterra (4) Steven Gerrard (Liverpool/Ing), Frank Lampard (Chelsea/Ing), Wayne Rooney (Manchester United/Ing), John Terry (Chelsea/Ing).
Brasil (3) Diego (Juventus Turim/Ita), Kaká (Real Madrid/Esp), Luís Fabiano (FC Sevilha/Esp).
França (2) Thierry Henry (FC Barcelona/Esp), Franck Ribéry (Bayern Munique/Ale).
Alemanha Michael Ballack (Chelsea/Ing).
Argentina Lionel Messi (FC Barcelona/Esp).
Camarões Samuel Eto’o (Inter Milão/Ita).
Costa do Marfim Didier Drogba (Chelsea/Ing).
Gana Michael Essien (Chelsea/Ing).
Itália Gianluigi Buffon (Juventus Turim/Ita).
Portugal Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp).
Suécia Zlatan Ibrahimovic (FC Barcelona/Esp).
Futebol feminino
Nadine Angerer (Alemanha), Sonia Bompastor (França), Cristiane (Brasil), Inka Grings (Alemanha), Mana Iwabuchi (Japão), Simone Laudehr (Alemanha), Marta (Brasil), Birgit Prinz (Alemanha), Kelly Smith (Inglaterra) e Abby Wambach (Estados Unidos).
Fonte: Público