Curtas e filmes de animação portugueses em Leizpig


O Festival Internacional de Documentários e Filmes de Animação de Leipzig, que decorre na cidade alemã até ao próximo domingo, conta este ano com 12 obras de realizadores portugueses e com a colaboração de Fernando Galrito no júri do certame.


Para a secção Generation DOK foram seleccionados “Luanda, A Fábrica da Música”, de Kiluaje Liberdade e Inês Gonçalves, “Guisado de Galinha”, de Joana Toste, “Smolik”, de Cristiano Mourato, e “Airport Tunnel”, de Vítor Hugo Rocha.


Fernando Galrito, director do Festival de Cinema de Animação de Lisboa, seleccionou também oito filmes de animação portugueses a apresentar numa mostra especial intitulada “A Alma Portuguesa”.


As obras escolhidas foram “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa, “Clandestino”, de Abi Feijó, “Passeio de Domingo”, de José Manuel Ribeiro, “Mi vida en tus manos”, de Nuno Beato, “Cândido”, de José Pedro Cavalheiro, “Pássaros”, de Filipe Abranches, e “Abraço do Vento”, de José Miguel Ribeiro.


O Festival termina domingo, com a atribuição da Goldene Taube ("Pomba de Ouro") aos premiados da competição internacional de documentário e da competição de animação, da secção alemã e da secção de jovens talentos.


Para a 52.ª edição do tradicional certame, que foi criado nos tempos da Alemanha de Leste, mas sobreviveu à reunificação alemã, foram seleccionados 330 filmes de 69 países. No total, houve 2578 candidaturas de 108 nações.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION