Depois do Hotmail é a vez do Gmail
Ninguém parece estar imune. Depois do ataque a contas de Hotmail, milhares de contas do Gmail foram alvo de intrusão por parte de piratas informáticos, num esquema generalizado de phishing que parece estar a afectar toda a industria.
Segundo garantiu um porta-voz da Google à BBC, a empresa opero medidas imediatas para proteger as contas afectadas, sendo que acabaram por ser divulgadas online duas listas com mais de 30 mil nomes e passwords.
«A partir do momento em que tivemos conhecimento do ataque, atribuímos novas chaves de acesso às contas e continuaremos a fazê-lo a todas as que nos surgirem», explicou o porta-voz, precisando que «esta não é uma quebra de segurança do Gmail», mas «um esquema para levar os utilizadores a fornecerem informação confidencial aos piratas sem se aperceberem disso».
Recorde-se que o problema surgiu inicialmente com cerca de dez mil endereços de Hotmail a serem publicados no site Pastebin, normalmente utilizado pelos programadores para partilha de códigos. Uma segunda lista viria a revelar mais 20 mil nomes de contas não só do Hotmail, mas também do Yahoo, AOL e Gmail.
Fonte: IOL