Duelo entre Cardozo e Falcao


Cardozo (Benfica) e Falcao (F. C. Porto) estão a protagonizar um duelo à parte entre os goleadores na Liga. Estão separados por um golo, com vantagem para o benfiquista (8), que já marcou o dobro da concorrência que se segue.


Sete jornadas cumpridas, Cardozo contabiliza oito tentos - média de 1,14 golos/jogo -, mais um que Falcao, que regista também uma notável média de um golo por partida. O duelo de goleadores começa a reduzir-se ao benfiquista e ao portista, atendendo aos quatro golos do quarteto perseguidor - Edgar (Nacional), Kerrouche (Naval), Ramirez (Benfica) e Carlão (União de Leiria) - e ao apagamento de Liedson (Sporting), com dois golos em sete jogos completos.


Esta diferença seria ainda mais significativa se Cardozo e Falcao não tivessem falhado, respectivamente, dois e um penáltis. Cardozo e Falcao assumem-se como os principais candidatos a suceder a Nené (Nacional). Se o paraguaio chegar ao trono, será o primeiro jogador do Benfica a sagrar-se o goleador-mor desde o sucesso de Rui Águas, em 1990/91. Já Falcao honrará a tradição de goleadores do dragão, com oito vezes vencedores nos últimos 18 anos.


O primeiro a brilhar na Liga foi Falcao, 23 anos, por quem os dragões pagaram 3,9 milhões de euros por 60% do passe. Eleito para fazer esquecer Lisandro, o colombiano teve uma estreia de sonho no futebol português, conseguindo marcar nos primeiros quatro jogos. Ao quinto "descansou" e o F. C. Porto perdeu em Braga!


Com 532 minutos nas pernas - três jogos completos, três vezes substituído e uma vez suplente utilizado -, Falcao começa a confirmar os créditos exibidos no River Plate (45 golos em 107 jogos), onde acabou a formação depois de ter sido contratado quando tinha somente 15 anos.


O colombiano, que já marcou com o pé e com a cabeça (três vezes), é responsável por 46,6 % dos golos do tetracampeão (7 em 15). Este dado mostra o carácter decisivo dos seus golos na conquista de pontos por parte dos dragões. Mas Falcao não é só o marcador de serviço, pois contabiliza duas assistências para golo. O avançado tem assumindo ainda o papel de primeiro "defesa", como demonstram as 12 faltas cometidas.


O melhor arranque da história do Benfica na Liga coincide com o melhor início de Cardozo desde que chegou à Luz, em 2007. Com oito golos em sete jogos - cinco deles completos -, o paraguaio já leva o dobro dos tentos que registava no ano passado, ele que em 2007/08 fizera apenas dois.


Mas a Liga até nem começou bem para Cardozo, a segunda contratação mais cara da história do Benfica - 11,5 milhões de euros! O paraguaio ficou em branco nos dois primeiros jogos - Benfica-Marítimo, 1-1; Guimarães-Benfica, 0-1 -, falhando dois penáltis.


Ao terceiro jogo, foi de vez. Cardozo quebrou o enguiço ao marcar três vezes na goleada (8-1) ao Setúbal, sendo que desta vez não desperdiçou um penálti. Desde então, Cardozo facturou em todos os jogos e já é o autor de um terço dos golos do Benfica (8 em 24). O paraguaio é o jogador mais rematador da Liga (29 remates) e, em relação à forma como Falcao obteve os seus golos, há a registar uma pequena diferença. Cardozo já marcou de livre directo, ao contrário do colombiano.



Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION