'Enorme' estreia no Porto


Os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, recebem a partir de hoje, segunda-feira, a primeira edição do Festival Enorme. O certame, que se estende até depois de amanhã, quarta-feira, arranca, às 22 horas, com a actuação dos portugueses Zelig.


Os cabeças de cartaz de hoje são, contudo, os alemães De Phazz, que sobem ao palco a partir da meia- noite. O grupo germãnico vem a Portugal depois de, este ano, ter lançado o álbum "Big", em que compila alguns dos êxitos antigos, com novas misturas.


Para o dia de amanhã estão reservadas as actuações dos portugueses Intersound, às 20 horas, seguindo-se, duas horas mais tarde, os franceses Electro Deluxe. A noite fecha, às 24 horas, com os Istanbul Sessions, oriundos da Turquia, num espectáculo ao qual se junta Erik Truffaz. Na quinta-feira, a partir das 22 horas, é a vez dos portugueses Fanfarra Kaustika subirem ao palco. Duas horas mais tarde, começa o último concerto do festival, a cargo dos franceses Ceux Qui Marchent Debout. O grupo já lançou oito álbuns de originais, remontando o último, "Check that Funk", a 2008.


Os bilhetes para o evento variam entre os 35 euros, passe para os três dias, e os 20 euros, para uma jornada. Os estudantes, no entanto, têm desconto. Os que adquirirem o ingresso para os três dias desembolsam 20 euros, custando o bilhete diário apenas dez euros.


Além das atracções musicais, até dia 18 segue a Enorme Semana Cultural, que conta com a colaboração de várias Faculdades: a Escola Superior de Música e Belas Artes (ESMAE), a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Segundo o presidente da Associação de alunos da ESMAE, este evento visa a "partilha de valências", em que cada faculdade "oferece às outras uma série de coisas".


Neste âmbito, hoje, a partir das 13 horas, a FMDUP apresenta um concerto de música brasileira. À mesma hora, mas na FPCEUP, realiza-se um concerto de jazz.


O dia de amanhã está reservado a alguns workshops, entre os quais se destaca o de danças tradicionais na ESAD, a partir das 16 horas. Na quinta-feira, fazem parte da ementa uma peça de teatro (às 13 horas, na FMDUP), e projecção de um filme (às 15, na ESMAE) e um concerto de jazz (às 13, na FAUP).


A título permanente a ESMAE e a FMDUP recebem algumas exposições com o selo da ESAD e a FPCEUP tem patente uma banca de joalharia.


Na sexta-feira, por volta das 14.30 horas, realiza-se na FMDUP a cerimónia de encerramento desta semana cultural.


Esta é a primeira edição de um festival que conta com o apoio da Câmara Municipal e Instituto Português da Juventude e cuja organização está a cargo da Associação de Estudantes da Escola Superior de Música e das Artes.



Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION