Ex-ministro das Finanças japonês Nakagawa encontrado morto
O antigo ministro das Finanças japonês Shoichi Nakagawa, forçado à demissão no início do ano por ter aparecido visivelmente em estado de embriaguez numa reunião do G7, foi encontrado morto na sua casa em Tóquio.
"Fomos prevenidos que o antigo ministro das Finanças Nakagawa foi encontrado morto, mas ignoramos ainda os detalhes", declarou hoje, domingo, um porta-voz da polícia metropolitana de Tóquio.
Segundo os meios de comunicação social, Nakagawa, 56 anos, foi encontrado morto no quarto da sua casa, situada no bairro residencial de Setagaya, em Tóquio. Nakagawa foi derrotado nas eleições legislativas de 30 de Agosto no distrito de Hokkaido, que herdou do seu pai em 1983. Essas eleições terminaram com uma derrota avassaladora da sua formação, o Partido liberal-democrata (PLD), afastado do poder depois de ter reinado, praticamente sem interrupção, durante mais de meio século na vida política japonesa. Em Fevereiro, Nakagawa demitiu-se do governo liderado pelo Primeiro-ministro Taro Aso, depois de se ter apresentado num estado de embriaguez manifesta numa conferência de imprensa à saída de uma reunião ministerial do G7 em Roma. Shoichi Nakagawa também foi ministro da Economia, do Comércio e da Indústria, e também ministro da Agricultura sob o comando do Primeiro-ministro Junichiro Koizumi (2001-2006). Fonte: JN