Logótipo da candidatura ibérica ao Mundial 2018
As federações de futebol de Portugal e Espanha apresentaram nesta quinta-feira o logótipo da candidatura conjunta à organização do Mundial de futebol de 2018. O desenho inspira-se na estética de Juan Miró e José de Guimarães, segundo os criadores.
"Procurámos criar uma imagem moderna, contemporânea e apelativa que fizesse a fusão entre os dois países – por intermédio das suas bandeiras – através da paixão que os une pelo Futebol”, afirmou o director-geral da empresa que idealizou a imagem, a Euro RSCG Design & Arquitectura, Eugénio Chorão, em declarações citadas no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Para o líder da FPF, o logo vencedor "espelha a união e a vontade de dois países entrelaçados, não só pela geografia e pela cultura, mas fundamentalmente pela história de muitos séculos”, explicou.
O seu homólogo espanhol, Angel Villar, lembrou “os elementos que une os dois países, que possuem culturas similares e uma histórica que se toca em muitos momentos”. “Queremos conduzir esta candidatura até à vitória e prestar um grande serviço à família do futebol mundial”, referiu o dirigente.
As duas entidades escolheram esta imagem de entre um leque de cinco que entraram no concurso, por iniciativa de candidatos portugueses e espanhóis.
Fonte: Público