Loucura geral pelos U2
Venda de bilhetes começa às 10 horas de hoje. As filas nos pontos de venda já duram há dias.
Os bilhetes para o concerto dos U2 em Coimbra, em 2 de Outubro de 2010, estão à venda a partir das 10.00 horas de hoje, em vários pontos do país. Os fãs da banda acamparam à porta dos locais de venda com horas ou mesmo dias de antecedência.
Assim, às portas do NorteShopping, em Matosinhos, estavam, ao início da tarde de ontem, quase 250 pessoas. Pela frente, tinham horas de espera, mas, segundo opinião global, era algo que "valia a pena".
O primeiro da fila, Selmo Cerqueira, viajou desde Amarante e "acampou" naquele local, às 9.45 horas de anteontem, ou seja, cerca de 48 horas antes de os bilhetes serem comercializados. "São a melhor banda do Mundo e vale a pena esperar". Os U2 dão cerca de "três horas de concerto e, ao vivo, são mesmo um mundo", salienta.
Fã desde os 14 anos, Selmo Cerqueira espera que, em 2010, o grupo irlandês volte a surpreender, num espectáculo "melhor do que o outro, com um grande palco e grande som". Recordando o espectáculo de 2005, Selmo diz que o momento alto da noite foi a canção "Miss Sarajevo". "É um dueto com o Pavarotti e o povo português não estava mesmo nada à espera".
As várias horas de espera não são problema para ele, apesar do "stresse, frio e falta de banho".
Desta forma, o único senão é o local onde o concerto se vai realizar, o Estádio Cidade de Coimbra. "Deveria ser num terreno mais arejado, tipo o do Rock in Rio", afirma. "Se em 2005 estiveram no concerto cerca de 70 mil pessoas, no ano que vem, não vão assistir mais de 45 mil", que é a capacidade do local.
Uma das fãs elogia a escolha do estádio, por "em qualquer parte se estar perto do palco". Esta opinião é, desde logo, contrariada por outros fãs, que acham que o "Dragão seria o indicado". No entanto, entendem que tenha sido escolhida uma cidade da região do Centro do país. Em jeito de brincadeira, o grupo salienta que os concertos da banda estão a caminhar em direcção ao Norte. "Em 2005, foi em Alvalade; em 2010, vai ser em Coimbra, por isso, daqui a três anos, eles chegam ao Porto".
Pedro Silva, do Marco de Canaveses, recorda que no anterior concerto da banda em Portugal também esteve durante várias horas na fila. "Foi exactamente na fila para a venda dos bilhetes que conheci a minha esposa. Casámo-nos no ano passado e o nosso filho nasceu neste mês", conta. Destaca, ainda, "One" como a música de eleição.
Muitos admiradores da banda estavam também à porta da MediaMarkt do Porto, outro local onde estarão à venda os ingressos. Consideram-se verdadeiros fãs porque se não o fossem não estariam ali.
Animada por já faltarem menos de "24 horas" de espera, uma recorda que, em 2005, esteve "três dias na fila". Comparando com essa situação, as "horas que faltam não custam nada", completa. Para a admiradora, vale a pena as horas de espera, pois um concerto dos U2 possibilita "momentos inéditos, que nunca mais se vivem".
Um dos fãs destaca o facto de o grupo ter seguidores de todas as idades. "A minha filha chama-lhes velhotes, mas também vai comigo ao concerto", conta.
O que fazem enquanto esperam? Segundo os vários seguidores do grupo, o tempo é dedicado "ao convívio com os outros fãs" ou, então, a "jogar um futebolzinho, que foi o que fizemos há quatro anos".
O grupo de fãs destaca, ainda, a presença, na parte da manhã, de uma senhora de 62 anos. "Veio cá para comprar o bilhete para a neta".
E onde vão guardar os bilhetes durante um ano? "Com muito cuidado", garantem todos, sendo que um vai mais longe: "Vou encaixilhá-los para ficarem direitinhos".
"Só tenho que dormir aqui duas noites? Porreiro!" Marco Ferreira estava, ontem, radiante com o seu número, o 5. É que os fãs reunidos junto à Worten do Estádio Cidade de Coimbra improvisaram uma lista para aquisição de bilhetes consoante a hora de chegada. E, para ter entrada garantida no concerto dos U2, em Alvalade, Marco teve de penar, não duas, mas três noites.
Cerca das 15 horas, já havia mais de 70 pessoas na lista. E não paravam de chegar outras, num alvoroço para incluir o nome. Maria da Luz Mendes, de Santa Maria da Feira, a estudar em Coimbra, cresceu ao som dos U2, graças à irmã mais velha, que lhe "pagou", com uma entrada, a tarefa de zelar pelo 77.º lugar na fila. "Vou ficar por aqui durante a noite. Penso ir uma horinha a casa, para descansar". Mas só uma hora, para não falhar as chamadas.
Os bilhetes variam entre os 32 euros e os 260 e cada pessoa pode, no máximo, adquirir quatro entradas.
Fonte: JN