NASA adia lançamento
A NASA foi forçada a adiar por 24 horas o primeiro protótipo do foguete Ares 1-X devido ao mau tempo, anunciou o director de lançamento, Edward Mango.
Depois de várias tentativas falhadas durante toda a manhã (hora local), a agência espacial decidiu lançar o foguetão, a partir do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral (Flórida), amanhã, quarta-feira, às 8.00 horas.
O Ares 1-X deverá lançar a cápsula Orion, a nave espacial que deverá substituir a plataforma de transporte de voos espaciais com tripulação, caso o programa Constelação (que está a ser revisto) se mantenha.
O primeiro andar do Ares 1-X vai ser testado na próxima semana. Este teste, que vai demorar duas horas e 30 minutos, vai permitir ter uma ideia da estabilidade e da segurança do lançamento.
Os dados recolhidos provêm dos mais de 700 sensores espalhados em todo o Ares 1-X, que mede quase cem metros, mais dez do que a Estátua da Liberdade, precisou a Nasa.
A comissão independente de especialistas criada pelo presidente Barack Obama deve entregar o relatório final quinta-feira mas algumas conclusões foram já tornadas públicas em Setembro.
O programa Constelação, anunciado em 2004 pelo antigo presidente George W. Bush, prevê o regresso dos norte-americanos à Lua e posteriormente o envio de missões com tripulação a Marte.
Fonte: JN