“Palhaço do espaço" regressou
O Soyuz TMA-14 aterrou sem contratempos às 04:32 GMT [a mesma hora em Lisboa] no Cazaquistão, depois de uma descida de três horas e meia desde a Estação Espacial Internacional (EEI).
A bordo estava o turista espacial e fundador canadiano do Circo do Soleil, Guy Laliberté, e dois outros astronautas.
Helicópteros militares russos detectaram a nave quando esta efectuava a descida com pára-quedas e acompanharam-na até ao local de aterragem para resgatar a tripulação e transportá-la primeiro para o cosmódromo de Baikonur para fazer exames médicos e depois para a Rússia.
"Segundo os serviços de resgate, a nave com os cosmonautas aterrou perfeitamente no sector previsto a uns cem quilómetros da cidade kazaja de Arkalyk", indicou um porta-voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia (CCVE), acrescentando que os três cosmonautas estão bem e aguentaram sem problemas as sobrecargas da viagem de regresso.
Os dois astronautas Padalka e Barratt regressam a Terra depois de ter estado 198 dias na plataforma orbital, enquanto o sétimo turista espacial da história chegou à estação EEI a 2 de Outubro.
O chamado "palhaço do espaço", Laliberté, pagou 35 milhões de dólares pela aventura espacial e iniciou a viagem até à EEI a 30 de Setembro com o cosmonauta russo Maxim Suráyev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, que vão trabalhar em órbita até Março de 2010.
O multimilionário canadiano coordenou desde o espaço um espectáculo dedicado à conservação da água na Terra, onde participaram os músicos U2, Shakira e o ambientalista e político Al Gore, entre outros.
Fonte: JN