Dragão de raça na Champions


O F. C. Porto pode garantir hoje, terça-feira, o apuramento para os oitavos da Champions, em Chipre, frente ao APOEL. Serão mais três milhões de euros em caixa. Jesualdo está ciente das dificuldades e diz que a equipa "terá de sofrer muito".


Jesualdo Ferreira tem boa memória. Sabe que o F. C. Porto sentiu dificuldades para vencer o APOEL no Estádio do Dragão, por 2-1, e, por isso, quer uma equipa de raça, capaz de se exprimir em patamares superiores, para garantir o apuramento rumo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O triunfo em Nicósia, em Chipre, e a derrota ou o empate do Atlético de Madrid diante do Chelsea dão o passaporte ao dragão já esta noite. "Mas temos de ser uma equipa bem melhor do que fomos no jogo do Porto, porque vamos ter aqui um adversário diferente", avisou.


Durante a conferência de Imprensa, falou sempre em voz baixa e em tom sereno, mas isso não significa menor ambição. "Estamos aqui na disposição clara de vencer para conseguir um resultado que garanta, praticamente, o apuramento", alertou de forma determinada. Mas este será um desafio de coeficiente mais elevado, porque o APOEL joga em casa e num recinto onde o ambiente adverso costuma criar problemas aos adversários. "O estádio cheio pode ter influência", concordou, mas isso nada altera os propósitos dos tetracampeões.


"Sabemos o que temos de mudar", disse Jesualdo Ferreira, esperando um quadro de dificuldades acrescido. "Vamos ter de sofrer muito. O APOEL vai medir as nossas capacidades e espero uma resposta positiva". Por curiosidade, nenhuma equipa portuguesa perdeu em Chipre, embora o futebol nesta ilha do Mediterrâneo tenha evoluído muito nos últimos anos. O técnico do F. C. Porto também sabe que os dragões têm produzido exibições oscilantes, mas lembrou que "são formas de um processo de crescimento".


O defesa Rolando revelou que o F. C. Porto terá um adversário difícil, preferindo destacar o colectivo de "uma equipa forte, que ataca bem e que tem muito coração nos jogos em casa, por causa do apoio do público". Mas o central, contudo, não reconheceu que as opções estejam mais limitadas por causa da onda de lesões. "Temos qualidade no plantel, os jogadores disponíveis são capazes de atingir os resultados. O F. C. Porto está preparado para vencer em qualquer estádio", sintetizou, sabendo, que o conjunto cipriota "irá atacar mais e terá mais opções ofensivas". Mas nem o facto de os dragões serem favoritos irá abalar a concentração da equipa.


Ivan Jovanovic, treinador do APOEL, reconheceu que a equipa tem um jogo decisivo, pois está no último lugar do grupo e um deslize pode colocá-la longe do terceiro posto, de acesso à Liga Europa. Mesmo assim, prometeu cuidados defensivos. "Não há outra táctica se não defender frente a equipas mais fortes. Mas haverá momentos em que teremos as nossas oportunidades", disse, dando a entender que irá jogar em contra-ataque.




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION