G20 quer acordo climático "ambicioso"


Os ministros das Finanças do G20, reunidos hoje em St. Andrews, na Escócia, exigiram um acordo climático "ambicioso" na conferência de Copenhaga, mas revelaram divergências quanto ao financiamento do combate às alterações climáticas.


A um mês do início da cimeira de Copenhaga, onde em Dezembro a comunidade internacional ambiciona chegar a acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, que expira em 2012, o Reino Unido apelou ao grupo das 20 maiores economias do planeta para chegarem a acordo sobre a forma de financiar os países pobres para reduzirem as suas emissões de gases poluentes.


"Estamos comprometidos em agir para enfrentar a ameaça das alterações climáticas e contribuir para um resultado ambicioso em Copenhaga", lê-se na declaração final, aprovada hoje pelos ministros e presidentes dos bancos centrais do G20.


"Discutimos as opções de financiamento das alterações climáticas e foi reconhecida a necessidade de se aumentar de maneira significativa e urgente a escala e previsibilidade deste tipo de financiamento para implementar um ambicioso acordo internacional", acrescenta a declaração final.


Apesar do consenso existente em torno da necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e de se adoptarem medidas ambiciosas para controlar o fenómeno climático, o bloco dos principais países desenvolvidos e emergentes não conseguiu chegar a acordo sobre o valor da ajuda a disponibilizar, nem sobre as modalidades desse financiamento.




Fonte: Ionline

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION