Lisboa quer Red Bull Air Race
Quem viu as acrobacias que, nos últimos três anos, os aviões da Red Bull Air Race executaram sobre o Douro, entre o casario das ribeiras do Porto e de Gaia, pode ter presenciado uma cena que não se repetirá. A célebre corrida aérea poderá, já em 2010, mudar-se para Lisboa. Falta apenas concluir as negociações que a empresa sediada na Áustria tem mantido, desde há alguns meses, com o Governo e a Câmara de Lisboa.
Manuel Brito, vereador do Desporto da autarquia lisboeta, confirmou ontem ao PÚBLICO a existência de conversações no sentido de a capital vir a acolher a prova, ressalvando que esta possibilidade não está ainda concretizada e terá de ser aprovada pelo executivo municipal.
Já a Red Bull Portugal se limitou a revelar um comunicado informando que a empresa "continua a trabalhar com as entidades competentes portuguesas no sentido de garantir a continuidade da Red Bull Air Race no nosso país" - o que deixa em aberto todas as possibilidades.
Os contactos da Red Bull com as entidades oficiais portuguesas, ao que o PÚBLICO apurou, têm passado pelo Turismo de Portugal, Secretaria de Estado de Turismo e Câmara de Lisboa, e ter-se-ão iniciado ainda antes das últimas eleições autárquicas, por iniciativa da própria Red Bull.
Pelo lado da Câmara de Lisboa, a possibilidade foi acolhida com entusiasmo pelo presidente da autarquia, António Costa, mas a conclusão das negociações estará ainda dependente de questões relacionadas com a segurança do corredor aéreo de acesso ao Aeroporto da Portela.
Na ponderação das vantagens e inconvenientes da eventual mudança, o Porto e Gaia levariam alguma vantagem neste item, uma vez que há no Porto um pequeno aeródromo construído propositadamente no Parque da Cidade para as três últimas edições da Red Bull Air Race. O cenário do Douro tem ainda vantagens relacionadas com a largura do rio e a possibilidade de ter público em ambas as margens, mas, em sentido contrário, as duas cidades nortenhas contam com um clima mais instável, nomeadamente com as neblinas marítimas, que na última edição, em Setembro, só permitiram que os aviões levantassem voo no último dia da prova.
Questão no Parlamento
Manuel Brito considera, ainda assim, que o cenário lisboeta permitirá uma maior afluência de público e terá a vantagem suplementar de permitir um leque mais alargado de manobras horizontais, limitadas no Douro pela estreiteza do rio. Ao que foi possível apurar, estarão ainda em análise outras possibilidades, incluindo a transferência da prova para o Algarve.
A saída da prova do Norte desgradou aos autarcas, mas também aos deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto, que se apressaram ontem a questionar o ministro da Economia, Vieira da Silva, se é verdade que o Governo apoia esta mudança.
Fonte: Público
Manuel Brito, vereador do Desporto da autarquia lisboeta, confirmou ontem ao PÚBLICO a existência de conversações no sentido de a capital vir a acolher a prova, ressalvando que esta possibilidade não está ainda concretizada e terá de ser aprovada pelo executivo municipal.
Já a Red Bull Portugal se limitou a revelar um comunicado informando que a empresa "continua a trabalhar com as entidades competentes portuguesas no sentido de garantir a continuidade da Red Bull Air Race no nosso país" - o que deixa em aberto todas as possibilidades.
Os contactos da Red Bull com as entidades oficiais portuguesas, ao que o PÚBLICO apurou, têm passado pelo Turismo de Portugal, Secretaria de Estado de Turismo e Câmara de Lisboa, e ter-se-ão iniciado ainda antes das últimas eleições autárquicas, por iniciativa da própria Red Bull.
Pelo lado da Câmara de Lisboa, a possibilidade foi acolhida com entusiasmo pelo presidente da autarquia, António Costa, mas a conclusão das negociações estará ainda dependente de questões relacionadas com a segurança do corredor aéreo de acesso ao Aeroporto da Portela.
Na ponderação das vantagens e inconvenientes da eventual mudança, o Porto e Gaia levariam alguma vantagem neste item, uma vez que há no Porto um pequeno aeródromo construído propositadamente no Parque da Cidade para as três últimas edições da Red Bull Air Race. O cenário do Douro tem ainda vantagens relacionadas com a largura do rio e a possibilidade de ter público em ambas as margens, mas, em sentido contrário, as duas cidades nortenhas contam com um clima mais instável, nomeadamente com as neblinas marítimas, que na última edição, em Setembro, só permitiram que os aviões levantassem voo no último dia da prova.
Questão no Parlamento
Manuel Brito considera, ainda assim, que o cenário lisboeta permitirá uma maior afluência de público e terá a vantagem suplementar de permitir um leque mais alargado de manobras horizontais, limitadas no Douro pela estreiteza do rio. Ao que foi possível apurar, estarão ainda em análise outras possibilidades, incluindo a transferência da prova para o Algarve.
A saída da prova do Norte desgradou aos autarcas, mas também aos deputados do PSD eleitos pelo círculo do Porto, que se apressaram ontem a questionar o ministro da Economia, Vieira da Silva, se é verdade que o Governo apoia esta mudança.
Fonte: Público