Min da Educação garante que não fecha processo de avaliação em 30 dias


A ministra da Educação, Isabel Alçada, considera que 30 dias, o prazo previsto pela projecto de resolução do PSD para resolver a questão da avaliação e do estatuto da carreira docente, "é um tempo curto" para fechar o processo.

As negociações com os sindicatos começam amanhã e Isabel Alçada diz que a tutela "deve apresentar um novo modelo, mas não fechar o processo em 30 dias". No entanto, vão "trabalhar melhor e o mais rapidamente possível", promete.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) recomenda às direcções regionais de Educação do país que, tal como fez a congénere de Lisboa e Vale do Tejo, enviem informação às escolas de que o 2.º ciclo de avaliação está suspenso até o ministério enviar novas orientações aos estabelecimentos de ensino. A Fenprof lembra ainda que, no 1.º ciclo, que termina no final do ano, todos os professores serão avaliados, independentemente de terem apresentado os objectivos individuais.

Sobre o Plano Tecnológico para a Educação, a ministra informa que desde o início desta semana, as cerca de 100 mil crianças do 1.º ano podem inscrever-se para obter um computador portátil "adaptado a este nível de ensino, para utilização no processo de aprendizagem, nomeadamente em ambiente de sala de aula" e que estes começarão a ser entregues em Fevereiro e Março.

"Uma altura adequada", disse à saída da conferência Infância, Crianças, Internet: desafios na era digital, que termina hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Antes, o ministério vai lançar um concurso público para a compra dos portáteis.

Isabel Alçada considera que os professores precisam de mais formação na área das novas tecnologias. Esta está a ser feita nas universidades, mas deve também ser realizada no âmbito da formação contínua. Os alunos devem usar as tecnologias com apoio dos adultos porque "precisam de ser protegidas", conclui.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION