O novo timoneiro do Sporting


André Villas-Boas será treinador do Sporting. Leões e Académica reuniram para chegar a acordo. Carlos Xavier e Pedrosa podem integrar equipa técnica.

O treinador deverá ser apresentado hoje, o mais tardar amanhã, por ainda faltarem alguns pormenores. Ontem, à noite, decorria ainda uma reunião entre o Sporting e a Académica para ultrapassar a ligação contratual do técnico à Briosa, mas o acordo estava iminente. O contrato do técnico prevê a saída sem indemnização no final de cada época se for para um grande, pelo que a Académica será compensada. Financeiramente ou com jogadores.

Desde o início, Villas-Boas mostrou-se agradado com a hipótese de mudar e foi nesse contexto que disse aos responsáveis da Briosa para falarem com o Sporting.

Ainda assim, ontem, no final da partida, jogou à defesa. "Ninguém falou comigo, nem me reuni com ninguém. Estou a fazer as coisas como se faz no campeonato inglês. Avisaram-me que poderia haver interesse e eu pedi à Académica para ouvir o Sporting", esclareceu, abrindo as portas aos leões.

O técnico prefere que os dois clubes se entendam, embora tenha deixado claro o seu desejo de rumar a Alvalade: "Fico lisonjeado, mas neste momento não passa de um interesse".

Mas o interesse vai ser concretizado e a apresentação do técnico pode mesmo ocorrer ainda hoje.

O passo seguinte é a composição da equipa técnica, dado que nenhum dos adjuntos de Paulo Bento vai ficar.

Nesse sentido, Carlos Xavier e Pedrosa são os nomes apontados para adjuntos de Villas-Boas.

José Maria Rocha, preparador-físico da Académica é também uma possibilidade para acompanhar o técnico, faltando um treinador de guarda-redes.

As mudanças na estrutura que vai gerir o futebol do Sporting não se ficam pelo técnico. Tal como o JN adiantou em primeira mão, Sá Pinto assumiu o cargo de director do futebol profissional.

O ex-jogador foi ontem oficializado pelos leões em comunicado à CMVM e deu conta do que pretende cumprir nas suas novas funções.

"Reuno as capacidades para desempenhar as funções, ajudar o grupo acreditando que com a qualidade da nossa equipa e com os recursos humanos da estrutura no futebol, seja possível, a curto prazo, voltar a ganhar", explicou ao site do clube.

No entanto, não terá a seu cargo as contratações para a equipa, função que caberá a um outro elemento. "As minhas funções nesta altura passam pela direcção do futebol profissional. Não tenho funções de director desportivo, posição que está muito em voga, mas que, na minha opinião, não existe uma definição para as funções desse cargo. Como director do futebol profissional, não tenho o pelouro das áreas de decisão ao nível das contratações, escolha de treinador, entre outros. As minhas funções passam pela gestão diária da equipa de futebol profissional e analisar as necessidades da estrutura e recursos humanos que a englobam", explicou.

O responsável explicou ainda que não haverá grandes mexidas no funcionamento da estrutura do futebol. "De momento não. Conheço as pessoas e, primeiro, preciso de viver por dentro algumas situações, fazendo um diagnóstico completo relativamente à metodologia diária", concluiu.



Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION