Ovarvídeo premeia André Gil Mata


"Arca d'Água", de André Gil Mata, é o vencedor da 14.ª edição do Ovarvídeo - Festival de Vídeo de Ovar, que teve em competição, desde terça-feira passada, 26 obras, todas de produção nacional, e que termina hoje, no Centro de Arte de Ovar.

Produzido por Rodrigo Areias, da Periferia Filmes, "Arca d'Água", em imagem real, conta a história de um homem com o sonho de uma viagem impossível, "em busca da liberdade das memórias de um passado eterno" e a bordo de um barco que construiu num lago rodeado de prédios.

O filme, que ganhou, então, o Prémio Cidade de Ovar, é uma reflexão de 23 minutos "sobre o efeito do tempo e das metamorfoses dos espaços na vida de um homem e na sua morte feliz".

Rodrigo Areias acabou mesmo por ser um dos grandes vencedores do certame, já que arrecadou os prémios de Melhor Argumento e Melhor Fotografia, com "Corrente", filme por si realizado, obra que já havia vencido na competição nacional do festival de Curtas de Vila do Conde de 2008.

"Passeio de domingo", filme de animação da autoria de José Miguel Ribeiro, que realizou o multi-premiado "A suspeita", venceu na categoria de Melhor Som. Destaque para a Menção Honrosa atribuída pelo júri ao filme "Outside", de Sérgio Cruz, responsável, não só pela realização, mas também pelo argumento, fotografia, montagem, som e produção da obra.

O Prémio Jovem Criador foi atribuído a Cristiano Mourato, que realizou "Smolik", um filme de animação.

As obras premiadas podem ser vistas hoje, em duas sessões, às 15 horas e às 18.30 horas, no Centro de Ovar. A entrada é grátis, mas sujeita ao levantamento de bilhete no próprio local.

A edição deste ano do Ovarvídeo teve várias primeiras obras a concurso e trabalhos de realizadores já consagrados, como Edgar Pêra, Pedro Sena Nunes e José Miguel Ribeiro.

Além dos 26 filmes em competição, o júri do Ovarvídeo seleccionou sete películas para a sessão Panorama. O programa não competitivo do evento integrou ainda três mostras de curtas-metragens da realizadora francesa Agnés Varda e a sessão "Tão perto, tão longe", com 20 curtas de cinco minutos apoiadas pelo Programa Gulbenkian Distância e Proximidade.





Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION