Rompuy: novo presidente do Conselho Europeu

A presidência sueca da União Europeia propôs há pouco o primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy, para o cargo de presidente permanente do Conselho Europeu, e a britânica Catherine Ashton para chefe da diplomacia europeia.

O primeiro-ministro sueco "está neste momento a informar o Presidente do Parlamento Europeu [Jerzy] Buzek da sua intenção de avançar com os nomes de Van Rompuy e de Ashton,” disse um diplomata europeu à agência Reuters.

Uma maioria dos líderes europeus já concordou com as nomeações. "Há um consenso. Os governos de centro-direita e os líderes socialistas chegaram a acordo", disse outro diplomata. Mas os líderes europeus ainda estão reunidos e a decisão tem de ser formalizada.

Momentos antes deste anúncio, soube-se que o Governo britânico renunciara à candidatura de Tony Blair para a presidência da União Europeia e passava a apoiar Catherine Ashton para o cargo reforçado de Alto Representante da UE para a Política Externa, um dos dois criados pelo Tratado de Lisboa.

O posto de Alto Representante já existia, mas agora funde os cargos do enviado para a Política Externa e do comissário para os Assuntos Externos, e passa a ser um dos vice-presidentes da Comissão Europeia. O novo presidente europeu ficará com todas as funções que antes pertenciam ao líder do país que ocupasse a presidência rotativa, concentradas agora em permanência numa só pessoa.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION