Toyota abandona Fórmula 1


A marca de automóveis japonesa Toyota anunciou hoje que vai abandonar da Fórmula 1 imediatamente, justificando a decisão com a necessidade de reduzir custos e de se focar no seu negócio estratégico.

Quinta classificada no Mundial de construtores que terminou no último fim-de-semana, a Toyota confirmou em comunicado as notícias publicadas hoje pelo jornal japonês "Mainichi", que dão conta do abandono da marca.

No mesmo comunicado, a construtora afirma que tenciona encontrar comprador para a escuderia. Os pilotos Timo Glock, Jarno Trulli e Kamui Kobayashi, que representaram a Toyota, ficam assim para já sem equipa.

Depois da Honda e da BMW, que tomaram a decisão de deixar a Fórmula 1, alegando também razões económicas, tal como a Suzuki e a Subaru, que abandonaram o Mundial de Ralis, é a vez do primeiro fabricante de veículos do mundo, deixando o campeonato sem marcas nipónicas.

A Toyota começou a participar na Fórmula 1 em 2002 e os planos eram de continuar até 2012, mas “a grave situação económica actual” levou a empresa a precipitar a saída do campeonato.

A escuderia japonesa, que tinha um dos orçamentos mais elevados, deixa a F1 sem ganhar uma corrida, tendo conseguido três "pole positions" e 13 presenças no pódio.

O abandono da Toyota deixa a F1 com apenas três equipas de fábrica (McLaren-Mercedes, Ferrari e Renault), podendo abrir espaço para os novos compradores da BMW-Sauber terem um lugar na grelha de 2010.

A Renault também tem hoje uma reunião extraordinária do seu conselho de administração. Segundo o site britânico Autosport, há indicações de que a marca francesa deseja manter-se na F1, embora o abandono da Toyota possa dar maior margem de manobra para uma saída.

Por perceber está ainda se a Toyota vai ter problemas legais com esta saída da F1, já que assinou o Pacto da Concórdia, comprometendo-se a ficar na competição até 2012.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION