Vaivém Atlantis já partiu


O vaivém Atlantis descolou hoje do Centro Espacial Kennedy pelas 19h28 (hora de Lisboa, numa missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla original). A quinta missão do ano do vaivém, e última de 2009, tem ainda como objectivo preparar tecnicamente a ISS para que tudo permaneça bem quando os vaivéns deixarem de voar, o que se prevê que aconteça paa o não que vem. Quanto à ISS, a NASA declarou a intenção de a manter em órbita pelo menos mais dez anos.


Segundo a NASA a atracagem do Atlantis à ISS deverá ocorrer na quarta-feira. O vaivém carrega mais de 13 quilos de equipamento, muito dele pesado demais para ser transportado pelas sondas russas Soiuz ou pelas missões japonesas e europeias, que serão o único modo de subsistência das tripulações da ISS depois do fim do vaivém. Esta missão está programada para durar 11 dias.


Segundo a NASA, o vaivém será substituído por uma cápsula chamada Orion, com capacidade para viajar, para lá da ISS, até à Lua ou outros pontos do sistema solar.


A ISS, que orbita a Terra a 360 quilómetros de altitude, é um projecto de 16 países, avaliado em 100 mil milhões de dólares e está em construção há mais de uma década.


A missão do Atlantis leva seis astronautas a bordo. Dois deles voam nesta missão pela primeira vez. E devem trazer de volta à Terra o astronauta Nicolas Stott, o último tripulante da ISS a viajar de regresso a bordo de um vaivém.






Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION