30.11.09 - David Fonseca - CAE


--- David Fonseca ---

CAE - Figueira da Foz
30-11-2009

Texto: Mariana Ribas com a colaboração de Samuel Ribas
Fotografia: Mariana Ribas
Tratamento de Imagem: Joana Vieira



Já passava das 21h30 quando David Fonseca entrou em palco no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. A sala estava longe de estar esgotada mas o público que esteve presente foi o suficiente para transformar esta noite fria e chuvosa num serão muito bem passado.

Antes de começar com a reportagem propriamente dita, há que fazer referências a alguns aspectos que influenciaram a qualidade desta. Efectivamente, como já devem ter reparado, as fotos estão com muito menor qualidade daquilo que costumamos apresentar, e isto tem uma razão muito simples, foram tiradas por mim... A nossa fotógrafa residente, Joana Vieira, não pode estar presente hoje no concerto e calhou-me a mim a "sorte" de fotografar pela primeira vez um concerto com uma máquina profissional, da qual não percebo nada (admito que senti saudades da minha fiel companheira, uma Canon Power Shot que nunca me deixa ficar mal!) Assim, enquanto tivemos uma estreante na parte fotográfica, também tivemos um estreante como repórter, Samuel Ribas teve a amabilidade de me substituir no trabalho de repórter e ir tirando os apontamentos necessários para que eu pudesse mais tarde fazer a reportagem. Em nome da Whisper queremos agradecer a sua disponibilidade.

Ainda é importante referir que já não bastava todos estes imprevistos, a organização ainda decidiu que os repórteres ficariam no fundo da sala o que limitou muito o nosso trabalho. Foi sem dúvida um ponto negativo da noite. As condições dadas pela organização não foram de todo as melhores.

Bem nas falemos daquilo que realmente importa, o espectáculo.
David Fonseca abriu o concerto com o tema "Walk Away When You Are Winning" do seu novo álbum "Beetwen Waves" que arrancou do público os primeiros sinais do entusiasmo que os trouxe ao recinto, e que permaneceram ao longo de todo o concerto. Houve mesmo alturas em que o publico abandonou as cadeiras para dançar e saltar.
A verdade é que o facto de estar pouco público presente, e o concerto se dar em recinto fechado proporcionou ao músico criar um ambiente muito intimista. David falou, brincou com o público, nomeadamente com um grupo ruidoso de Coimbra que pediu ao cantor que actuasse na sua cidade. Esperemos que aceite o pedido, pois também eu, enquanto residente na bela cidade de Coimbra teria todo o prazer de o receber por cá.

O concerto durou sensivelmente 2h, que foram preenchidas com temas do novo álbum do cantor "Beetween Waves" e alguns temas mais velhinhos como "Someone That Can Not Love", ou "Kiss Me, Oh Kiss Me" que fizeram a delícia de muitos espectadores que cantaram em uníssono com o cantor.

Em suma, foi uma noite muito bem passada, onde foi possível ouvir os grandes temas de David Fonseca que todos adoramos e onde também foi possível ouvir melhor os novos temas que o artista nos apresentou e que aposto que rapidamente vão ganhar o seu lugar em Portugal e pôr muita gente a cantarolar mais músicas do cantor. Aliás, não é preciso apostar nada, a verdade é que o novo disco do cantor, "Between Waves" já é disco de ouro e entrou directamente para o Nº1 do Top de Álbuns do iTunes em Portugal, e é o terceiro disco consecutivo do cantor a alcançar o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas logo na semana do seu lançamento.

A verdade é que pouco mais posso dizer quando me vejo confrontada com estes factos, o único conselho que deixo é comprem o novo álbum, é uma aposta segura.


POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION