‘Aventura’ foi o filme mais visto
O ano está prestes a chegar ao fim e, para o cinema nacional, o saldo não é bom, pois nenhum filme conseguiu ultrapassar a barreira dos cem mil espectadores, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos. Ainda assim, para Manuel S. Fonseca, da Valentim de Carvalho Filmes (VCF) nem tudo são espinhos: ‘Uma Aventura na Casa Assombrada’ acaba de se tornar no filme mais visto do ano e pode ainda chegar aos cem mil.
Segundo a VCF, desde a estreia (no passado dia 3), o filme realizado por Carlos Coelho da Silva a partir do livro homónimo de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães foi visto até agora por 95 500 espectadores. Um feito que deixa Manuel S. Fonseca "orgulhoso", em especial se o juntarmos à proeza do seu ‘Amália - O Filme’, estreado no final do ano passado e que levou aos cinemas mais de 214 mil pessoas.
"Esta produtora começou em 2007 e, em dois anos, conseguimos resultados que mostram que é possível trabalhar o cinema português de forma diferente", congratula-se Manuel S. Fonseca, salientando a quota de mercado da VCF no cinema português, com "51 por cento, o que é mais do que os outros produtores juntos."
Já em termos de rentabilidade, o êxito das produções nacionais continua uma miragem. Chegar ao break even (receitas a igualar os custos) tem sido inatingível. Segundo o produtor, "os filmes teriam de fazer mais de 200 mil espectadores e ter uma boa carreira internacional em cinema e/ou televisão, além do retorno nos DVD."
E é esse trajecto de sucesso que o produtor de ‘Uma Aventura da Casa Assombrada’ quer seguir, superando, pelo menos a barreira dos cem mil espectadores com o filme de Carlos Coelho da Silva. "Vamos chegar lá, sem dúvida", garante Manuel S. Fonseca, que tem um trunfo na manga: depois das férias escolares – quando crianças e adolescentes vão mais ao cinema –, a estratégia é atrair as escolas aos cinemas.
Para o ano, a VCF tem já objectivos definidos. E mais ‘Uma Aventura’ é um deles.
Fonte: Correio da Manhã
Segundo a VCF, desde a estreia (no passado dia 3), o filme realizado por Carlos Coelho da Silva a partir do livro homónimo de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães foi visto até agora por 95 500 espectadores. Um feito que deixa Manuel S. Fonseca "orgulhoso", em especial se o juntarmos à proeza do seu ‘Amália - O Filme’, estreado no final do ano passado e que levou aos cinemas mais de 214 mil pessoas.
"Esta produtora começou em 2007 e, em dois anos, conseguimos resultados que mostram que é possível trabalhar o cinema português de forma diferente", congratula-se Manuel S. Fonseca, salientando a quota de mercado da VCF no cinema português, com "51 por cento, o que é mais do que os outros produtores juntos."
Já em termos de rentabilidade, o êxito das produções nacionais continua uma miragem. Chegar ao break even (receitas a igualar os custos) tem sido inatingível. Segundo o produtor, "os filmes teriam de fazer mais de 200 mil espectadores e ter uma boa carreira internacional em cinema e/ou televisão, além do retorno nos DVD."
E é esse trajecto de sucesso que o produtor de ‘Uma Aventura da Casa Assombrada’ quer seguir, superando, pelo menos a barreira dos cem mil espectadores com o filme de Carlos Coelho da Silva. "Vamos chegar lá, sem dúvida", garante Manuel S. Fonseca, que tem um trunfo na manga: depois das férias escolares – quando crianças e adolescentes vão mais ao cinema –, a estratégia é atrair as escolas aos cinemas.
Para o ano, a VCF tem já objectivos definidos. E mais ‘Uma Aventura’ é um deles.
Fonte: Correio da Manhã