Barça e Inter nos oitavos

Afinal, o grupo mais indefinido da Liga dos Campeões manteve a lógica do mais forte. Não foi fácil, mas o campeão europeu Barcelona e o Inter de Milão apuraram-se em primeiro e segundo do Grupo F, respectivamente. Estugarda (G) e Olympiacos (H) foram as outras duas equipas que conseguiram a qualificação, ambas na segunda posição das suas “poules”.

Um raspão de Artem Milevskiy e o erro de Valdés colocaram o Dínamo de Kiev na frente logo aos 2’ e o Barcelona em risco de ser afastado, mas o primeiro e o terceiro da classificação da Bola de Ouro 2009 apareceram para salvar os catalães.

Xavi apareceu, aos 33’, como um ponta-de-lança a finalizar uma jogada “à Barcelona” após uma cruzamento de Abidal, e Messi, de livre directo, completou a reviravolta.

Em Milão, o Rubin Kazan assustou o Inter antes de aparecer Balotelli a descansar José Mourinho e os adeptos italianos. O avançado assistiu Eto’o no primeiro golo (31’) com um grande toque de calcanhar e fez o 2-0 final num livre directo (64’).

Em Estugarda, a equipa local estava com ânsia de ultrapassar o Unirea Urziceni no segundo lugar do Grupo G e resolveu a questão pouco depois do apito inicial. Três golos em 11 minutos (Marica, Träsch e Pogrebnyak) bastaram para derrubar o campeão romeno, que não conseguiu encontrar nenhuma utilidade no golo do português Semedo aos 50’. Bruno Fernandes também foi titular nos visitantes, que avançam para a Liga Europa.

No outro jogo do grupo, uma grande penalidade de Frédéric Kanouté bastou para o Sevilha derrotar em casa o Glasgow Rangers e conseguir a quarta vitória, mas nem uma derrota retiraria o primeiro lugar ao conjunto espanhol.

No Grupo H, o Olympiacos conservou o segundo lugar. A vitória ou o empate só seriam necessários se o Standard de Liège batesse em casa o AZ, o que acabou por não acontecer, mas ainda assim os gregos cumpriram o seu papel e derrotaram o Arsenal em Atenas. O remate do médio-esquerdo brasileiro Leonardo foi o único de sucesso em todo o jogo.

Em Liège, o guarda-redes da casa, Bolat, não evitou o golo de Lens (AZ) aos 42’, mas foi ele que colocou os locais na Liga Europa, ao marcar de cabeça, após canto, o empate, cinco minutos depois dos 90’.

Em França, Cissokho fechou a goleada (4-0) do Lyon sobre o Debrecen, que se despede da Liga dos Campeões sem nenhum ponto, mas a equipa francesa não roubou a liderança do Grupo E à Fiorentina, porque os italianos conseguiram uma excelente vitória no recinto do Liverpool (1-2). Benayoun adiantou os reds, mas Jorgensen e Gilardino concretizaram a reviravolta dos viola.


Sorteio é dia 18

Está definido o lote do qual sairá o adversário que o FC Porto defrontará nos oitavos-de-final. Bordéus, Manchester United, Real Madrid, Arsenal, Barcelona, Sevilha e Fiorentina venceram os seus grupos e será um destes clubes a jogar com os portistas. O Chelsea está fora do caminho, porque pertenceu ao mesmo grupo do FC Porto na primeira fase. As outras equipas com as quais a formação comandada por Jesualdo Ferreira não terá de se preocupar na próxima ronda são o Bayern Munique, o CSKA Moscovo, o AC Milan, o Lyon, o Estugarda, o Inter e o Olympiacos.

O sorteio vai realizar-se no próximo dia 18. Tal como a final, que se vai disputar num sábado, os oitavos-de-final também apresentam uma grande inovação, pois vão realizar-se em quatro semanas diferentes: os jogos da primeira mão estão agendados para 16/17 e 23/24 de Fevereiro e os da segunda para 9/10 e 16/17 de Março




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION