França chocada com Domenech


A revelação dos valores milionários que o seleccionador cobrou pela qualificação da França para o próximo Campeonato do Mundo deixou o país em estado de choque. Até a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, não calou a sua indignação.

Segundo a edição do jornal “Le Monde”, Raymond Domenech açambarcou 822 mil euros durante os dois anos que duraram os jogos da qualificação à África do Sul 2010, segundo os números disponibilizados pela Federação Francesa de Futebol.

Em declarações à “Radio Classique”, Christine Lagarde, ex-nadadora amadora de natação sincronizada, mostrou-se chocada com as diferenças que separam o desporto profissional do desporto amador. “Eu venho do desporto amador e temos de pagar o nosso próprio equipamento. Não é bom haver tanto dinheiro envolvido no desporto”, disse a ministra.

Lagarde vai ainda mais longe e diz até que a França não deveria sequer estar no próximo Mundial, referindo-se ao golo marcado pelos franceses à Rep. Irlanda com a mão de Thierry Henry, no jogo decisivo de “play-off”. Para a governante, o jogo devia ser repetido.

Apesar de tudo, Domenech recebeu 198 mil euros em prémios das partidas oficiais da temporada 2008/09, 328 mil euros na época seguinte e ainda 300 mil em direitos de imagem por ambas as campanhas. Mas não é só o técnico a ser embolsado com altas quantias. Qualquer jogador da selecção que participou em todos os jogos internacionais nas duas últimas temporadas recebeu, em prémios, mais de 536 mil euros, isto independentemente do resultado – o mínimo são 10 mil euros a cada jogador só por participação.

No total, cada jogador convocado por Domenech cobrou entre 100 mil e 240 mil euros como incentivo para alcançar o apuramento para o Mundial em África. Mais: num jogo particular, o preço subia ou descia consoante a classificação da selecção adversária (18 mil se estivesse entre os dez primeiros no ranking mundial; 9 mil se estivesse abaixo).



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION