Icebergue ruma à Austrália


Bloco de gelo com 140 quilómetros quadrados, que se desprendeu da Antárctida, iniciou rota para norte, estando a menos de dois mil quilómetros da costa australiana. Cientistas dizem que é um evento raro, que acontece uma vez num século.

Com base em imagens de satélite captadas pela NASA, o especialista australiano em glaciares Neal Young anunciou que o icebergue, baptizado de B17B, tem 19 quilómetros de largura e oito de comprimento, dimensões que o transformam num dos maiores a ser avistado na Austrália.

"Não me lembro de qualquer referência a um icebergue tão grande há muito, muito tempo", referiu Neal Young à Agência France Presse, recuando até ao século 19.

O especialista australiano acrescentou que o icebergue se soltou da Antárctida há dez anos e tem flutuado vagarosamente ao largo do continente gelado. Nos últimos cinco anos, o bloco de gelo permaneceu imóvel devido às correntes oceânicas da zona. Inesperadamente, o “gigante” que está agora a centrar as atenções iniciou uma rota pouco comum para norte.

Neal Young, tal como outros cientistas, estão convictos de que o B17B irá apresentar rachas e fendas, como consequência do trajecto que irá percorrer junto ao litoral australiano.

O especilista acrescentou que estes fenómenos poderão tornar-se mais frequentes devido ao aumento da temperatura causada pelo aquecimento global.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION