Internet cresce em 2009
O número de utilizadores de internet em Portugal registou um aumento de 3,2% para os 38,9%, face a 2006. O maior crescimento verificou-se nas mulheres e nas faixas etárias mais velhas, de acordo com um estudo divulgado pelo Obercom e que retrata o uso da internet.
A confiança neste meio também aumentou . A internet é considerada mais importante do que as fontes interpessoais ou mesmo a televisão. O motor de busca Google continua a destacar-se na procura de informação, sendo usado por 87,4% dos utilizadores.
A falta de interesse (39,9%) é apontada neste estudo como a principal justificação para a não-- utilização da internet, o que significa que a exclusão do mundo on-line é também uma escolha, e não apenas a consequência de falta de recursos ou de literacia digital. No que diz respeito ao local de acesso, o lar é o eleito.
Ao longo deste ano verificou-se ainda a consolidação da tendência para a mobilidade. Mais de metade dos utilizadores (52,7%) acede à internet através de dispositivos móveis: computadores portáteis ou telemóveis. Os serviços de e--banking e o pagamento de contas on-line são cada vez mais comuns.
Um terço dos internautas inquiridos (1038 no total) passa pelo menos uma hora por semana a socializar por mensagens instantâneas. Já 23,2% preferem redes sociais. O estudo conclui que este meio aumentou os contactos sociais dos utilizadores: 58,9% julgam que a internet aumentou o seu contacto com os amigos e 41,3% com a família.
Fonte: Correio da Manhã
A confiança neste meio também aumentou . A internet é considerada mais importante do que as fontes interpessoais ou mesmo a televisão. O motor de busca Google continua a destacar-se na procura de informação, sendo usado por 87,4% dos utilizadores.
A falta de interesse (39,9%) é apontada neste estudo como a principal justificação para a não-- utilização da internet, o que significa que a exclusão do mundo on-line é também uma escolha, e não apenas a consequência de falta de recursos ou de literacia digital. No que diz respeito ao local de acesso, o lar é o eleito.
Ao longo deste ano verificou-se ainda a consolidação da tendência para a mobilidade. Mais de metade dos utilizadores (52,7%) acede à internet através de dispositivos móveis: computadores portáteis ou telemóveis. Os serviços de e--banking e o pagamento de contas on-line são cada vez mais comuns.
Um terço dos internautas inquiridos (1038 no total) passa pelo menos uma hora por semana a socializar por mensagens instantâneas. Já 23,2% preferem redes sociais. O estudo conclui que este meio aumentou os contactos sociais dos utilizadores: 58,9% julgam que a internet aumentou o seu contacto com os amigos e 41,3% com a família.
Fonte: Correio da Manhã