Ir ao Espaço por 150 mil €
Durante quase toda a história do voo espacial humano, o privilégio de deixar a atmosfera da Terra para visitar o espaço sideral limitou-se a uns poucos eleitos. Alcançar o Espaço requer estudos especializados, treino intensivo e muita sorte. Sempre foi arriscado – 18 pessoas morreram enquanto participavam em voos espaciais.
Mas agora a empresa Virgin Atlantic, do multimilionário Richard Branson, apresentou a primeira nave espacial comercial para passageiros que não sejam necessariamente astronautas profissionais e espera que a nave ‘SpaceShipTwo’, com o tamanho de um jacto executivo, comece a levar turistas para o Espaço dentro de dois ou três anos, em voos suborbitais.
Uma nave de duas quilhas (que lembra um catamarã, barco de dois cascos paralelos) chamada ‘Eve’ – uma homenagem à mãe do multimilionário – levará a SpaceShipTwo até uma altitude de 18,3 quilómetros. A nave vai disparar os seus foguetes de combustível híbrido (mistura de materiais sólidos e líquidos) e subirá até cerca de 104 km acima da Terra em 90 segundos. A viagem deve durar duas horas e meia, e os passageiros viverão a ausência de gravidade, além da vista mais espectacular possível durante cinco minutos, através das 15 janelas estrategicamente distribuídas, antes de reentrar na atmosfera e planar para a aterragem.
SUCESSORA DE NAVE PREMIADA
A ‘SpaceShipTwo’ é uma descendente do projecto ‘SpaceShipOne’, primeiro veículo de projecto e propriedade privada a ir ao Espaço e voltar duas vezes num prazo de duas semanas, em 2004.
A nave ganhou o Ansari X-Prize, um prémio de dez milhões de dólares (sete milhões de euros) destinado a estimular o voo espacial privado. Esse primeiro veículo, com metade do tamanho do ‘SpaceShipTwo’, foi projectado pela Scaled Composites, a empresa de Burt Rutan, e foi financiado por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft.
Fonte: Correio da Manhã
Mas agora a empresa Virgin Atlantic, do multimilionário Richard Branson, apresentou a primeira nave espacial comercial para passageiros que não sejam necessariamente astronautas profissionais e espera que a nave ‘SpaceShipTwo’, com o tamanho de um jacto executivo, comece a levar turistas para o Espaço dentro de dois ou três anos, em voos suborbitais.
Uma nave de duas quilhas (que lembra um catamarã, barco de dois cascos paralelos) chamada ‘Eve’ – uma homenagem à mãe do multimilionário – levará a SpaceShipTwo até uma altitude de 18,3 quilómetros. A nave vai disparar os seus foguetes de combustível híbrido (mistura de materiais sólidos e líquidos) e subirá até cerca de 104 km acima da Terra em 90 segundos. A viagem deve durar duas horas e meia, e os passageiros viverão a ausência de gravidade, além da vista mais espectacular possível durante cinco minutos, através das 15 janelas estrategicamente distribuídas, antes de reentrar na atmosfera e planar para a aterragem.
SUCESSORA DE NAVE PREMIADA
A ‘SpaceShipTwo’ é uma descendente do projecto ‘SpaceShipOne’, primeiro veículo de projecto e propriedade privada a ir ao Espaço e voltar duas vezes num prazo de duas semanas, em 2004.
A nave ganhou o Ansari X-Prize, um prémio de dez milhões de dólares (sete milhões de euros) destinado a estimular o voo espacial privado. Esse primeiro veículo, com metade do tamanho do ‘SpaceShipTwo’, foi projectado pela Scaled Composites, a empresa de Burt Rutan, e foi financiado por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft.
Fonte: Correio da Manhã