Publicidade terá novas regras

Com este novo regulamento, criado pelo Parlamento Europeu, será abolido o limite diário de publicidade, que é actualmente de 20%. Assim, segundo o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), "as televisões acabam por ser beneficiadas, porque podem ter mais anúncios". Porém, a limitação de 12 minutos de publicidade comercial por hora nos canais privados, e seis na RTP, mantém-se.
No que se refere à inserção de publicidade, os canais deixam de estar sujeitos ao intervalo mínimo de 20 minutos entre dois blocos.
Também a colocação de produto passa a ser proibida, ou seja, deixa de ser permitida a alusão ou inserção de uma marca ou produto em conteúdos, com ressalva para filmes, séries e programas desportivos ou de entretenimento.
Apesar de serem ‘aligeiradas’ algumas regras, a directiva impõe medidas mais rígidas no que respeita à protecção das crianças, "dado que são consideradas mais vulneráveis", segundo o GMCS. Assim, a nova legislação "incentiva os Estados-Membros a criar códigos de conduta para a ‘comida de plástico’, dirigida aos mais novos".
A transposição desta directiva comunitária, cujo prazo de implementação termina na próxima semana, será ainda sujeita à criação de uma nova lei da TV – ou adaptação da já existente –, a ser aprovada na Assembleia da República.
Fonte: Correio da Manhã
