Rússia: 102 mortos e 134 feridos


Pelo menos 102 pessoas morreram na noite passada em consequência de um incêndio ocorrido numa discoteca da cidade russa de Perm, nas proximidades dos Urais, provocado por um fogo-de-artifício.

“O material pirotécnico explodiu e deflagrou um incêndio (...) 102 pessoas morreram e 134 foram hospitalizadas”, anunciou o ministério russo das Situações de Emergência no seu site de Internet.

Mais de 80 feridos, que sofreram queimaduras de segundo grau e intoxicações por inalação de monóxido de carbono, estão num estado considerado muito grave, precisaram as autoridades sanitárias a partir de Perm, uma localidade situada a 1400 quilómetros a leste de Moscovo.

Cerca de 230 pessoas, incluindo inúmeros funcionários do estabelecimento, festejavam o oitavo aniversário do restaurante/discoteca Lame Horse (na tradução para Inglês), quando o acidente ocorreu, à 01h15 locais, explicou a polícia.

“Foi lançado fogo-de-artifício e um deles aterrou numa plataforma sintética, que começou imediatamente a arder. As pessoas entraram em pânico e morreram queimadas, esmagadas e intoxicadas”, declarou o ministro local para as Situações de Emergência, Igor Orlov, que excluiu a hipótese de se ter tratado de um atentado terrorista.

Os bombeiros chegaram em poucos minutos e o incêndio foi extinto numa hora, mas a catástrofe não pôde ser evitada.

“O acidente foi causado por uma violação das regras de utilização de fogo-de-artifício”, disse Vladimir Markin, da procuradoria russa, citado pela agência Interfax, que também excluiu uma acção terrorista.

Uma fonte policial, citada pela agência Ria Novosti, não excluiu, porém, a hipótese de virem a ser pedidas responsabilidades criminais pelo incidente, especialmente depois de terem vindo a público relatos de que o clube não cumpria todas as medidas de segurança.

O Presidente russo Dmitri Medvedev já pediu a criação de uma comissão governamental para lidar com este acidente.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION