Wikipedia nega a perda de editores


Recentemente, um estudo indicou que estava a cair o número de pessoas que editam a famosa enciclopédia online. Os responsáveis pelo site afirmam que o problema não existe.

Uma tese de doutoramento de um cientista espanhol chamado Felipe Ortega, da Universidade do Rei João Carlos, em Madrid, apontou que 49 mil editores (ou seja, pessoas que contribuem com informação e revisão de dados) tinham abandonado a Wikipedia de língua inglesa em 2009 – dez vezes mais do que o registado no ano passado.

A este ritmo, o site – que é famoso por viver precisamente do conteúdo gerado por utilizadores – poderia vir a ter um problema de falta de pessoas, alertou o investigador.

Os responsáveis pela Wikipedia reagiram no blogue oficial da Fundação Wikimedia (que, entre outros sites, gere a enciclopédia online). E garantem que o abandono de alguns utilizadores tem sido compensado pela entrada de outros: “O número de pessoas a escrever na Wikipedia atingiu um pico há cerca de dois anos e meio, decresceu ligeiramente durante um curto período, e tem permanecido estável desde então. Todos os meses há pessoas que param de escrever e, todos os meses, são substituídas por pessoas novas”.

Já segundo Ortega, que desenvolveu o estudo como tese de doutoramento, a Wikipedia tornou-se um ambiente “hostil”. Citado pelo Wall Street Journal, o investigador refere que as frequentes discussões – a estrutura horizontal da Wikipedia privilegia o debate aberto como método de resolução de disputas – têm cansado e afastado alguns utilizadores.

As discrepâncias entre os dados podem ser justificadas, pelo menos em parte, por diferenças metodológicas. Ortega considerou como editor qualquer pessoa que já tivesse editado a Wikipedia. Mas a Wikimedia só tem em consideração editores que tenham contribuído um mínimo de cinco vezes.

Com 344 milhões de visitantes no mês passado (números oficiais), a Wikipedia é o quinto site mais visitado em todo o mundo. Contudo (e como é típico em muitos sites cujo conteúdo é gerado por utilizadores) apenas uma percentagem muito pequena de utilizadores é responsável pela maior parte da informação inserida.

Em Outubro deste ano, só 845 mil dos utilizadores da Wikipedia tinham feito pelo menos dez contribuições. E apenas 1030 tinham chegado à fasquia das 100 contribuições.






Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION