Apple anuncia lucros recorde


A Apple - criadora dos Mac, iPod e iPhone - bateu recordes de vendas e de lucros. A empresa apresentou receitas de 15,68 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 3,38 mil milhões de dólares no primeiro trimestre do seu ano fiscal de 2010, findo a 26 de Dezembro de 2009. Tudo isto nas vésperas de apresentar o seu “novo grande produto” que, apesar de todo o secretismo, deverá ser um revolucionário “tablet”, uma espécie de iPhone com um ecrã significativamente maior.

“A Apple agora é uma empresa com mais de 50 mil milhões de dólares”, assegurou, feliz, Steve Jobs - presidente da Apple - na apresentação dos números referentes ao primeiro trimestre da sua empresa. “Os novos produtos que planeamos lançar este ano são muito, muito potentes, e começaremos esta semana [amanhã] com um novo grande produto com o qual estamos entusiasmados”, rematou Jobs.

Os resultados ontem apresentados são superiores aos apurados no mesmo período do ano passado: receitas de 11,88 mil milhões de dólares e lucros líquidos de 2,26 mil milhões de dólares. A margem bruta foi de 40,9 por cento, comparado com os 37,9 por cento conseguidos há um ano.

As vendas internacionais foram também responsáveis por 58 por cento dos resultados do trimestre.

A empresa tem motivos para estar satisfeita: no trimestre em questão, a Apple vendeu 3,36 milhões de computadores Macintosh, o que representa um aumento unitário de 33 por cento face ao ano passado. A companhia vendeu igualmente 8,7 milhões de iPhones no trimestre, o que representa um crescimento de cem por cento face às unidades vendidas no mesmo trimestre de há um ano. A Apple vendeu ainda 21 milhões de iPods no decorrer do trimestre, representando uma quebra de oito por cento do conseguido há um ano.

De frisar, porém, que no decorrer do trimestre a Apple fez uma adopção retrospectiva dos standards contabilísticos da Financial Accounting Standards Board relativamente ao reconhecimento de certas receitas. A adopção dos novos standards muda significativamente a forma como a companhia contabiliza certos itens, particularmente vendas do iPhone, o que fez com que alguns analistas tivessem duvidado das comparações feitas com o ano anterior.

Ainda assim, a campanha de Natal da empresa foi extraordinária para a empresa de Cupertino (Califórnia), tendo gerado 5.800 milhões de dólares.

Amanhã deverá ser apresentado um “tablet PC”

Este anúncio dos resultados é muito oportuno, já que não param de se amontoar toda a espécie de rumores sobre o novo grande produto que a Apple irá apresentar já amanhã, em São Francisco.

O evento tem vindo a ser alvo de imensa especulação nos blogues e nas publicações de tecnologia, que classificam a aguardada apresentação como o lançamento do produto da Apple mais ansiosamente esperado desde o lançamento do iPhone, há três anos.

Tudo indica que se trata de um “tablet PC”, ou seja, um dispositivo plano, com ecrã táctil, que poderá revolucionar o mercado dos “netbooks”.

Os analistas dizem que este aparelho tentaria cobrir a falha entre os “smartphones” e os computadores portáteis, permitindo aos utilizadores ver vídeos, navegar na Internet e jogar videojogos a partir de qualquer lugar.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION