Futebol domina programas


Mais de metade dos 20 programas mais vistos da televisão pública em 2009 foram jogos de futebol, apurou a Marktest no balanço do ano. O campeão na RTP é o jogo da Liga dos Campeões entre FC Porto e Manchester United, do dia 15 de Abril, com mais de 2,3 milhões de espectadores.

A televisão pública, que acabou o ano como o segundo canal mais visto de 2009, a seguir à TVI, tem mesmo 10 jogos de futebol nas dez primeiras posições do seu top 20 de programas (são 15 os jogos de futebol), com destaque para os jogos da Liga dos Campeões e, dentro destes jogos, tem sete jogos do FC Porto durante esta competição europeia. Todos eles com mais de 1,5 milhões de espectadores. Entre os sete primeiros estão também dois jogos da primeira liga portuguesa entre o Benfica e a União de Leiria e o Benfica e a Académica.

Para além do futebol, a RTP apresenta ainda no seu Top 20 dos mais vistos alguns programas de informação, como o Telejornal do dia 12 de Janeiro de 2009. Nesse dia os professores estavam no pico da luta contra o sistema de avaliação e prometiam greve. Mas o que marcou mesmo o dia noticioso foi a atribuição do galardão de melhor jogador do mundo a Cristiano Ronaldo, durante a gala anual da FIFA. Mais uma vez o futebol a marcar a televisão pública em 2009. Mesmo quando se fala de informação.

E em ano de três actos eleitorais o único espaço televisivo no Top 20 da RTP alusivo ao tema é o frente-a-frente entre o primeiro-ministro José Sócrates e o líder do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, no dia 8 de Setembro, assistido por mais de 1,4 milhões de espectadores. Outro programa de informação no Top 20 é uma reportagem, passada no dia 4 de Março, intitulada, “A menina da Pena”, sobre a história de Mariana, uma criança que habita a Aldeia da Pena, uma aldeia onde restam oito habitantes. A reportagem foi vista por mais de 1,4 milhões de espectadores.

Já em 2008, nos 20 programas mais vistos da RTP, apenas um não era um jogo de futebol: a final do Festival Eurovisão da Canção conseguia a posição 12. Mesmo tendo sido 2008 ano de Campeonato Europeu, a RTP não tinha os direitos de transmissão, que pertenciam à TVi e Sport TV.

Mas não é só no serviço público que o futebol dominou a televisão de 2009. No Top 25 referente aos quatro canais de sinal aberto há 20 jogos de futebol. O recordista é o jogo de apuramento para o mundial entre Portugal e a Bósnia, realizado no dia 18 de Novembro, com quase 2,8 milhões de espectadores, que passou na TVI.

E a SIC também consegue colocar 14 jogos entre os 20 mais vistos do ano, com destaque para o “derby” Sporting – Benfica para a Taça da Liga, no dia 21 de Março, com quase 2,2 milhões de espectadores. O fenómeno de audiências Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios é o único programa de entretenimento a conseguir roubar ao futebol um segundo lugar nas listas dos 20 mais vistos da SIC.

A excepção nesta análise é, claro, a RTP2, onde o programa mais visto do ano foi a cerimónia das comemorações dos 50 anos do Cristo-Rei, com 644 mil espectadores.

A TVI é o único canal que consegue colocar a ficção nos Top 20 dos programas mais vistos, com três episódios de três telenovelas diferentes entre os mais vistos de 2009, todos com mais de 1,6 milhões de espectadores. Mas continua a ter jogos de futebol nas quatro primeiras posições.

Para além do futebol (que ocupa os cinco primeiros lugares do Top 25 geral de canais), há um documentário nos seis mais vistos do ano: “Maddie, a verdade da mentira”, o polémico trabalho do ex-inspector da Polícia Judiciara que acompanhou as investigações do desaparecimento da menina inglesa. Passou a 13 de Abril e teve 2,2 milhões de espectadores.




Fonte:
Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION