Google e Hi5 foram os mais visitados
O motor de busca Google foi o domínio da Internet mais acedido em Portugal em 2009, enquanto a rede social Hi5 obteve o maior número de páginas visitadas e mais tempo de acesso.
De acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest, mais de quatro milhões de portugueses acederam à Internet em 2009 a partir de casa, "o que corresponde a 97,8 por cento dos internautas nacionais", tendo cada utilizador despendido em média cerca de 15 minutos por dia online.
Os sites google.pt e google.com lideraram a lista de domínios com mais utilizadores únicos, com 3,91 milhões e 3,63 milhões, respectivamente, seguidos do sapo.pt, com 3,62 milhões.
Em páginas visitadas, a lista dos domínios com mais visualizações foi encabeçada pelo hi5.com, com cerca de 5,3 mil milhões de páginas, seguido do google.pt, com 3,7 mil milhões, e do google.com, com cerca de 1,8 mil milhões.
Foi também no domínio hi5.com que os internautas nacionais passaram mais tempo na navegação realizada a partir do lar, com 31 milhões de horas, seguindo-se o youtube.com, com 24,4 milhões de horas, e o google.pt, com 20 milhões de horas.
O hi5.com liderou ainda em tempo despendido por utilizador, com 10 horas e 5 minutos ao longo do ano, à frente dos sites de jogos online tribalwars.com.pt (com menos 14 minutos que o líder) e hattrick.org (menos duas horas e dois minutos).
Relativamente ao ano anterior, a Marktest destaca a subida da rede social Facebook, o único domínio que entrou no top 10 em 2009, ocupando o oitavo lugar em páginas visitadas e o sétimo em tempo despendido.
Com estas entradas, abandonaram os dois tops, respectivamente, os domínios ogame.com.pt e clix.pt.
Fonte: JN
De acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest, mais de quatro milhões de portugueses acederam à Internet em 2009 a partir de casa, "o que corresponde a 97,8 por cento dos internautas nacionais", tendo cada utilizador despendido em média cerca de 15 minutos por dia online.
Os sites google.pt e google.com lideraram a lista de domínios com mais utilizadores únicos, com 3,91 milhões e 3,63 milhões, respectivamente, seguidos do sapo.pt, com 3,62 milhões.
Em páginas visitadas, a lista dos domínios com mais visualizações foi encabeçada pelo hi5.com, com cerca de 5,3 mil milhões de páginas, seguido do google.pt, com 3,7 mil milhões, e do google.com, com cerca de 1,8 mil milhões.
Foi também no domínio hi5.com que os internautas nacionais passaram mais tempo na navegação realizada a partir do lar, com 31 milhões de horas, seguindo-se o youtube.com, com 24,4 milhões de horas, e o google.pt, com 20 milhões de horas.
O hi5.com liderou ainda em tempo despendido por utilizador, com 10 horas e 5 minutos ao longo do ano, à frente dos sites de jogos online tribalwars.com.pt (com menos 14 minutos que o líder) e hattrick.org (menos duas horas e dois minutos).
Relativamente ao ano anterior, a Marktest destaca a subida da rede social Facebook, o único domínio que entrou no top 10 em 2009, ocupando o oitavo lugar em páginas visitadas e o sétimo em tempo despendido.
Com estas entradas, abandonaram os dois tops, respectivamente, os domínios ogame.com.pt e clix.pt.
Fonte: JN