Iraque na mira do Óscar


'Estado de Guerra’, centrado no drama do Iraque pós-Saddam, conquistou o prémio de Melhor Filme dos produtores norte-americanos, que atribuem os Producers Guild Awards (PGA). Reforça-se assim a hipótese de o filme de Kathryn Bigelow vir a ser um dos candidatos ao principal Óscar. As nomeações são anunciadas na próxima terça-feira.

A fita superou, entre outros, o grande rival ‘Avatar’, do ex-marido de Bigelow, James Cameron, que antes havia destronado ‘Estado de Guerra’ nas principais categorias dos Globos de Ouro (Filme e Realização), considerados um dos maiores barómetros dos Óscares.

Ainda assim, saliente-se que os PGA têm sido mais certeiros nas previsões do prémio maior da Academia de Hollywood já que, em 13 de 20 galas, os eleitos pelos produtores vieram também a conquistar o Óscar de Melhor Filme.

Votado por 4200 membros da associação – que este ano ampliou a categoria de Melhor Filme para dez nomeações, tal como vai suceder nos Óscares –, ‘Estado de Guerra’ não impressionou nos cinemas. Estreado em Junho de 2009 nos EUA, a trama não rendeu muito além de 16 milhões de dólares (cerca de 11,3 milhões de euros).

Mas se o drama de guerra não sensibilizou o público, o mesmo não se pode dizer dos produtores de Hollywood e de várias associações de críticos dos EUA, que lhe reconheceram o mérito.

Quanto ao rival ‘Avatar’ está prestes a tornar-se o campeão de rentabilidade, destronando ‘Titanic’, também realizado por Cameron. O filme 3D chegou aos cinemas em Dezembro e já rendeu 1,83 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros). Para a semana, logo se confirmará o expectável: tanto ‘Avatar’ como ‘Estado de Guerra’ deverão integrar a lista de nomeados aos Óscares.


DETALHES

‘TITANIC’ ULTRAPASSADO

Nos EUA, ‘Avatar’ já bateu o recordista ‘Titanic’. O filme de Cameron rendeu 1,28 mil milhões de dólares (904 milhões de euros), superando os 1,24 mil milhões (876 milhões de euros) da fita de há 13 anos.

‘AVATAR’ QUASE NO TOPO

Quanto à bilheteira mundial, ‘Avatar’ ainda é o segundo filme mais rentável de sempre: 1,83 mil milhões de dólares, bem perto dos 1,84 mil milhões de ‘Titanic’.

OUTROS PRÉMIOS

‘Up - Altamente’ foi a Melhor Animação e ‘The Cove’ o Melhor Documentário para a PGA. Destaque para ‘30 Rock’ e ‘Mad Men’, respectivamente Melhor Comédia e Drama de Televisão.




Fonte: Correio da Manhã

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION