Norte de França sem jornais


As bancas no Norte de França ficaram esta quarta-feira sem jornais por causa de uma greve dos trabalhadores da distribuição. Só o jornal "Le Parisien", que possui um sistema de impressão e distribuição próprio, conseguiu colocar os seus exemplares na zona afectada. Para compensar os leitores, as publicações disponibilizaram online os conteúdos impressos.

A greve foi convocada pelo sindicato dos trabalhadores da Presstalis, empresa que distribui o grosso da imprensa parisiense. Segundo dados desta, citada pelo espanhol "El Mundo", a paralização afectou principalmente o centro de distribuição de Gonesse, na periferia da capital, que serve de plataforma de envio para o Norte do país. A greve tinha já afectado na terça-feira o vespertino "Le Monde", que não chegou a alguns dos pontos de venda habituais.

O protesto dos trabalhadores prende-se com o plano de contenção da Presstalis, que prevê cortes da ordem dos 50 milhões de euros, e com a não renovação dos contratos de parte dos funcionários. A Presstalis é dedita em 51% pelas empresas de comunicação social e 49% pela Hachette. A empresa considera que o plano de contenção se justifica dada a redução na venda de jornais.




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION