Novo concurso na RTP1


Apanhar bolas do chão em 15 segundos ou contar o número de quadrados iluminados no chão pode parecer um desafio fácil. Mas não é. Principalmente quando o concorrente está fechado dentro de um cubo, desorientado e claustrofóbico.

Depois de desafios sobre o conhecimento geral, como "Jogo duplo" e "Duelo final", a RTP1 aposta agora num novo formato, onde o sangue frio e a destreza física podem ditar o sucesso dos concorrentes. "The cube" (o cubo) é um formato britânico, exibido pela ITV, que, tal como o nome indica, confina os concorrentes a um cubo com quatro metros de lado e outros tantos de altura.

O formato estreou no Reino Unido em Agosto último e a estação já deu luz verde para uma segunda temporada. Em Portugal, a produção está a cargo da CBV, e Jorge Gabriel é o nome mais provável para o apresentar; apesar de ainda não estar confirmado.

Mais de 200 mil euros

A mecânica é simples. Os concorrentes partem de uma prova inicial que vale mil libras (1154 euros) com nove "vidas". E têm de ultrapassar sete provas para alcançar o bolo final de 250 mil libras (cerca de 288 mil euros). Podem desistir no final de cada uma com o valor entretanto acumulado, mas se perderem na nova "vida" não recebem nada. Dispõe ainda de duas ajudas. Uma que simplifica a prova (acrescentando tempo ou diminuindo a tarefa) e outra que permite testar o desafio, antes de ser "a sério". Mas cada uma destas benesses só pode ser usada uma vez.

No início de cada prova, o apresentador revela dados estatísticos, como quantas vidas em média se perdem para concretizar essa etapa, ou num grupo de dez pessoas quantas a conseguiram ultrapassar. O recurso "câmara lenta" ou a "imagem parada" permite ver o grau de desalento dos concorrentes ao não conseguirem concretizar o desafio.

Para cativar o espectador, as provas não são as mesmas em cada patamar. À excepção dos dois últimos níveis, há um leque de seis a 14 provas para cada etapa, apesar de algumas serem repetidas, mas com um grau de dificuldade maior.

Produtora criada em 2007

Criada em 2007 por Piet Hein Bakker, Pedro Curto e Vasco Vilarinho, que abandonaram a Endemol Portugal, a CBV assina formatos como "Vip Manicure", "O momento da verdade", "Atreve-te a cantar" e "A minha geração". "O cubo" (nome provisório) junta-se a "Quem quer ser milionário" nesta categoria de concursos.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION